Pular para o conteúdo

Dor de cabeça causada por ansiedade e estresse: explicação do Dr. Tontura

Dor de cabeça, estresse e ansiedade

Existe uma relação bem importante entre dor de cabeça e estresse e ansiedade. Eu vou explicar para vocês, vamos lá:

  • Quem sofre de dor de cabeça, quer seja a enxaqueca ou qualquer outro tipo de dor de cabeça, nasceu com um sinal de alarme embutido dentro do cérebro.
  • Qualquer coisa que tirar o corpo dela do equilíbrio físico e emocional vai fazer esse alarme soar, só para avisar ela que alguma coisa não está bem.
  • Na minha prática, o que eu vejo muito funcionar como esse gatilho para o sinal de alarme tocar é o estresse e ansiedade.

Por exemplo, uma pessoa tem uma enxaqueca há muito tempo, mas anda que tinha uma vez a cada mês, uma vez a cada três, uma vez a cada mês e meio, está controlada. De repente, essa pessoa começa a ter várias vezes na semana, de repente os dois começam a ver muito mais fortes do que elas costumavam ver.

Vamos procurar alguma coisa no estilo de vida dessa pessoa que pode estar piorando a dor de cabeça/enxaqueca dela e não raro a gente encontra que o estresse está passando por um período mais conturbado no trabalho, está passando por algum problema pessoal, grau de ansiedade aumentou, pessoa está preocupada demais, pessoa está remoendo problemas, turbilhão de pensamentos, muitas vezes começa a dormir mal à noite também pela sensação de ansiedade pelas preocupações que não saem da cabeça. Daí o motivo: o estresse e a ansiedade é quem está descompensando a dor de cabeça/enxaqueca dessa pessoa.

O que a gente tem que fazer não é só tratar a dor de cabeça, a gente também precisa dar uma atenção médica para o estresse e ansiedade e vamos tentar associar medidas não medicamentosas para ajudar no controle da ansiedade: atividade física, meditação, terapia com psicólogo, hobbies, entretenimento, lazer.

Eu sempre brinco que a vida da gente é uma balança, de um lado estresse, trabalho, preocupações e responsabilidades, do outro, para equilibrar essa balança, atividade física, amor, espiritualidade, meditação, alimentação de qualidade, hobbies, entretenimento, sexo, amizade, interação social. Ou seja, a gente tem que trabalhar esse lado de cá para tentar controlar a ansiedade e o estresse que está vindo do lado de lá. E às vezes a pessoa configura um transtorno ansioso, aí sim, uma doença de ansiedade, remédios terão que ser usados também em conjunto com esse tratamento. Lembrando em pessoal, não saltem já preto, não viciam, não criam dependência.

Hoje a gente tem um arsenal terapêutico bem moderno, bem seguro para o manejo de ansiedade e quem tem necessidade de remédio.

A chamada hoje foi essa: a dor de cabeça está te incomodando mais que o normal? Dá uma olhadinha como está o estresse e ansiedade do dia a dia. Vale a pena procurar um neurologista.

Toda semana vídeos aqui no canal ou sobre neurologia sob psiquiatria, tem tontura ou conhece alguém que tem e segue no instagram @doutor_tontura.

Um abraço!

Fonte: Quando estou com ansiedade ou estresse tenho dor de cabeça. Dr Tontura explica por Neurologia e Psiquiatria