Pular para o conteúdo

Vertigem Postural: Guia Completo com o Dr. Salim

Vertigem Postural: Quando ficar de pé pode causar tontura

Meus amigos da Jovem Pan online continuam insistindo com vocês daquela história. Já falei isso várias vezes e repito: pessoa começa a de repente quando vai se levantar da cama da casa dele ficar de pé ela tem uma certa tontura, uma verve, uma sensação que vai cair, tem que segurar, e depois de um tempo passa.

Existem uma série de causas para isso, isso a gente chama de vertigem postural, ou até dependendo da situação, depende da causa: hipotensão postural. Quer dizer, quando a pessoa vai ficar de pé, a gravidade tenta puxar o sangue para baixo, a lei da gravidade. Nos seres humanos, normalmente, tem mecanismos de evitar que o sangue desça e o cérebro seja normalmente ligado. Em algumas situações, às vezes simplórias, às vezes constitucionais ou às vezes patológicas, que ao ficar de pé, o corpo não consegue segurar a descida do sangue, falta sangue no cérebro e a pessoa perde o fluxo cerebral e tende a ter uma queda de pressão e muitas vezes até desmaio.

Existem várias causas para isso, tem que ser bem visto por um médico para saber se não é uma hipotermia são postural, por medicamento, algum distúrbio hormonal, é uma coisa chamada cinema evaso vagal, que a pessoa quando vai ficar de pé, em um nervo chamado vago, que está de um estímulo maior e faz com que haja queda de pressão e diminuição da frequência cardíaca. Como falei, doenças hormonais, diabéticos, podem ter isso por neuropatia diabética, pra pessoas que têm distúrbios do labirinto, labirintite, ter uma coisa chamada vertigem postural benigna também que pode ter relação com isso.

Então, estou falando sobre tudo isso para dizer que quem tem isso não adianta ficar inventando, fazer isso, fazer aquilo, que se tomar um remédio, aumentar a pressão, não tem. Que no seu médico, tem que fazer uma boa história, um bom exame físico, vai depender da idade, do sexo, de outros problemas que possam ocorrer, para fazer um diagnóstico adequado. Se for o diagnóstico adequado, saber o que fazer para evitar que isso ocorra não é simplesmente tomando um remédio que vá resolver. Vai ter que entender por que acontecem essas vertigens posturais, para corrigir, às vezes com medicamentos, fazer-se com orientações em situações que existem, até fisioterapia, um tipo de visão terapia para evitar que isso ocorra.

Se for labirintite, ver o motivo da labirintite, na ta se for uma impotência, uma queda de pressão, às vezes tem arritmias cardíacas que podem causar isso. Então, a quantidade de coisas que podem causar esse tipo de sintoma é muito grande, por isso necessita de uma avaliação adequada, exames adequados para depois disso, uma conduta adequada. Então, a vertigem postural, a tontura mudar de posição, é muito mais comum do que se imagina, pegando o jeito é muito jovem e dependendo da idade do sexo a incidência de doenças e patologias que causam isso são diferentes.

Sempre que tem gente com esse tipo de sintoma, não adianta dizer também não tenho nada, vá ao seu médico para fazer um bom diagnóstico que uma boa conduta, uma orientação para evitar que isso ocorra. O que é mal orientado e até perigoso, que você pode ter quedas potter traumatismos e isso pode causar problemas se não for bem orientado e bem atendido.

Fonte: Vertigem Postural: entenda o que é | Dr. Salim por Jovem Pan News