Pular para o conteúdo

Vaginite citolítica: o que é e como tratar a ardência na PPK.


A ardência, um corrimento incômodo e já tá para tudo e não resolveu pode ser vaginite política.
Olá, sou o Diego de Marco, do canal O Médico e da Mulher, e vou falar agora sobre uma doença bem comum, mas muito difícil de diagnosticar: a vaginose citolítica. Esse nome é porque ela causa uma inflamação da vagina e os políticos são quebras das células vaginais.
Como é que funciona essa doença? A vagina também tem, aliás, as células protetoras que produzem glicogênio que alimentam os lactobacilos. Quando ela tem alguma alteração dessas células e elas quebram, liberam muito alimento para os lactobacilos. Eles proliferam demais e aí o PH da vagina acaba ficando ácido demais. Um PH ácido demais faz com que a mulher comece a ter uma ardência e essa proliferação das bactérias que protegem a vagina acabam causando, às vezes, um corrimento um pouco de branco equipado e tudo mais.
Como a mulher tá com uma ardência e o PH tá muito baixo, ela começa a ter um inchaço ali na vagina e na vulva, e também pode ter uma vermelhidão ali no local. É muito comum que as mulheres confundam com candidíase. Um corrimento incômodo embaixo. Às vezes, a confundem com coceira. E aí começa a tratar para candidíase e não resolve. E aí vai em outro médico, salta também candidíase, não resolve. O corrimento é branco às vezes pode vir e não resolve. E até que é um dia depois de vários e vários tratamentos para candidíase não darem resultado, alguém para e diz: “Olha, pode ser vaginose citolítica”.
Analisa o PH da vagina, dá uma olhada e pesquisa outras infecções, né, para ver se não tem outras bactérias ou outros microorganismos que podem estar causando algum sintoma. Se não encontrar mais nada, fecha o critério para vaginose citolítica.
Como é o tratamento? O tratamento é muito simples: a gente tem que aumentar esse PH. Então, a gente usa óvulos de bicarbonato de sódio na vagina e vai fazer com que esse PH fique um pouco mais alto, diminuindo esse sintoma incômodo. Como as bactérias que causam essa doença, elas protegem a vagina, a gente não pode simplesmente dar antibiótico e matar ela, porque eu vou acabar causando outras doenças em você.
A gente vai acabar fazendo com que surja, de verdade, a candidíase, uma bactéria que causa a doença. Então, o tratamento não é esterilizar a vagina, assim, melhorar o PH, fazer que pare de quebrar essas células para que tenha menos glicogênio liberado e os lactobacilos não consigam proliferar tanto assim, reduzindo os seus sintomas.
Peço pé até ajudado. Você tem muita mulher sofrendo por aí sem saber por quê. Não há diagnósticos tão simples de ser feito. Em qualquer coisa, você pode agendar uma consulta online. Com amigos que só candidíase tiver difícil de tratar, a gente pode tentar ajudar. Porque o vídeo, compartilha e se inscreve aqui no canal. Ah, e não se esquece de assistir também o vídeo sobre candidíase e sobre gardnerella. Esses dois vídeos ajudam também a diferenciar os corrimentos vaginais.
Fonte: Ardência na PPK? Vaginite citolítica por Médico da Mulher