Olá pessoal, estamos aqui hoje com a Dra. Maneira, cirurgiã dentista e membro do comitê da Abrale. Vamos falar sobre um efeito muito comum no tratamento da mucosite. Mas afinal, o que é uma mucosite? O termo não é muito convidativo e a falta de informação pode gerar desconforto. A mucosite é uma inflamação na mucosa oral que acontece como efeito colateral da quimioterapia e da radioterapia. É importante lembrar que quando falamos de mucosa oral, estamos nos referindo a todos os tecidos moles que estão dentro da boca, como lábios, língua, assoalho da língua, bochechas e céu da boca. A mucosite também pode afetar todo o trato gastrointestinal. É importante destacar que as lesões de mucosite variam de grau zero até grau 4 em uma escala da Organização da Saúde. Quando o paciente apresenta um grau 2 ou 3 de mucosite, muitas vezes é necessário parar a quimioterapia, diminuir a dose da quimioterapia ou da radioterapia, pois o paciente não consegue comer e não consegue engolir.
A mucosite é um efeito colateral muito importante a ser tratado, principalmente desde o começo do tratamento oncológico. Isso porque o tratamento oncológico causa uma mucosite. À medida que a quimioterapia e a radioterapia atacam as células tumorais, elas também afetam nossas células sadias. Por isso, a mucosite acontece, já que a quimioterapia e a radioterapia atacam as células do epitélio da boca e do trato gastrointestinal, células que se desenvolvem e se modificam muito rapidamente.
Existe como prevenir uma mucosite? A resposta é sim. Um bom planejamento odontológico antes, durante e após o tratamento de quimio e rádio é muito importante. É indicada a laserterapia, por exemplo, que é uma excelente ferramenta de combate à mucosite. O paciente já pode ser submetido ao tratamento antes da entrega da quimio e durante o tratamento de preparo antes do transplante. Além disso, a terapia é indicada para qualquer paciente em tratamento oncológico. Porém, é importante ressaltar que o primeiro passo é uma boa avaliação do caso, como onde está o câncer, qual será o tratamento, as terapias e as doses de cada medicação que será utilizada. É importante ressaltar que a laserterapia não é indicada para qualquer paciente em tratamento oncológico, tem que ser bem indicada.
O auto cuidado é importante para prevenir uma mucosite. Consiste em escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental. Se houver qualquer sintoma local, procure a equipe e não acreditar que um sintoma bucal não é nada. A mucosite pode deixar um tipo de sequela na sensibilidade gustativa, dependendo do quimioterápico ou da radioterapia instituída. Esta sequela pode acontecer, mas geralmente passa após o tratamento.
Doutora, a mucosite pode deixar um tipo de sequela? Sim, na sensibilidade gustativa. Depende do quimioterápico ou da radioterapia instituída, mas geralmente passa após o tratamento.
Para finalizar, é sempre importante lembrar de perguntar para sua equipe se você tiver qualquer sintoma bucal. Além disso, a equipe de atendimento aos pacientes está aberta para tirar dúvidas sempre que precisar. Se você gostou do nosso vídeo, deixe seu like e se inscreva no nosso canal. E não se esqueça de deixar seus comentários.
Fonte: Como tratar a Mucosite por ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia