Pular para o conteúdo

HPV em homens: Tratamento com cauterização.


Olá amigo internauta, hoje eu gostaria de falar sobre a cauterização do HPV no homem.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível e está presente em 50% da população sexualmente ativa. Em uma parte desta população, esse vírus se manifesta em formas de verrugas. São ruas que vão crescendo, aumentando de tamanho e a melhor correlação é lembrar a crista de um galo. É então toda especulada, cheia de pontos e de pequenas espadas.
Existem vários métodos de tratamento para o HPV, mas hoje gostaria de comentar sobre o método da cauterização elétrica. Esse método tem a vantagem de ser feito em uma única sessão e quem faz esse procedimento é um médico. O médico acaba assumindo toda a responsabilidade de caracterizar uma por uma as lesões do HPV. Às vezes são uma ou duas lesões, às vezes são mais de 20 lesões, então nessa hora o médico coloca seu conhecimento em prática e sai com autorização uma por uma.
A cauterização causa uma dor na hora da anestesia, é preciso usar um anestésico e ele faz efeito cerca de 15 segundos. A lesão pode ser caracterizada após a anestesia. É importante lembrar que para a cauterização, usa-se o cautério como fonte de energia, a eletricidade, diferente de outros métodos que usam, por exemplo, o frio da crioterapia ou a base química dos agentes cáusticos.
De longe, o método mais usado e seguro e que menos deixa as lesões do HPV retornarem é a cauterização elétrica. Essa autorização é feita em consultório e o médico abre mão de usar o LED, que é uma luz bem forte, para não esquecer nenhuma lesão para trás. As lesões podem ser bem pequenas, principalmente quando estão em maior número. Após a anestesia, faz-se a cauterização.
É importante falar que o cheiro de carne queimada é forte e pode incomodar, mas é normal. Assim, eu sempre aviso os pacientes: tem a dor da agulha, mas também tem o cheiro de queimado. Ao finalizar, é importante não olhar esse curativo até o outro dia. No outro dia, está liberado tirar o curativo e já não há mais as lesões do HPV. É um método que em 24 horas justifica o curativo e não tem mais nada. A pessoa vem no consultório com a lesão do HPV, vai para casa já sem as lesões.
Fonte: Cauterização do HPV no homem por Urologia Especializada BH