Pular para o conteúdo

Precauções contra o vírus Zika

Vírus Zika – Cuidados para Mulheres Grávidas

Olá, este é o quarto vídeo sobre o vírus Zika que nós estamos gravando pro nosso canal do YouTube. No vídeo de hoje nós vamos falar sobre os cuidados que a mulher grávida tem que ter.

Vocês sabem que mulheres infectadas pelo vírus Zika durante a gravidez têm apresentado microcefalia em alguns casos, e outros defeitos neurológicos. Não é toda mulher infectada que vai desenvolver essa complicações, mas algumas vão, a gente não sabe exatamente quais são.

A mulher que está grávida, quais são os cuidados que ela deve tomar pra não pegar o vírus? Os cuidados são os cuidados clássicos.

  • Evitar ficar exposta a lugares que contém o mosquito, sabendo que o mosquito ataca mais no final da manhã, mas que ele pode atacar em outros horários também. Então evitar na medida do possível.
  • Quando sair de casa usar manga comprida, camisa de manga comprida, blusa de manga comprida e calça comprida também.
  • Nos pés, nas mãos, no rosto e pescoço, usar repelente e repetir o uso do repelente se tiver risco de ser picado outra vez, durante o dia.

Por que a gente recomenda que seja calça comprida e manga? Porque se você sai de biquíni, você vai ter que passar repelente no corpo inteiro. Porque muito repelente pode causar problemas pro feto porque não é bom ele entrar em contato com os compostos químicos existentes no repelente. Bom, que tipo de calça? Que tipo de blusa? Cores claras, porque cores escuras atraem o mosquito.

Uma dúvida que aparece com frequência é a mulher dizer: “Bom, se eu pegar o vírus no segundo, terceiro trimestre, meu bebê é certeza que vai nascer bem?” Não, a gente sabe que a microcefalia… qualquer infecção, no primeiro trimestre é pior do que nos outros trimestres. No caso do vírus Zika nós não temos certeza se infecções no segundo ou terceiro trimestre também não podem provocar microcefalia ou outros defeitos neurológicos. A gente não sabe. Teoricamente neste momento nós somos obrigados a dizer assim: “No primeiro trimestre provavelmente é mais grave a infecção, mas nos outros trimestres há a possibilidade de surgirem problemas neurológicos”.

A mulher que teve Zika já, disse: “Agora já tive, fiquei vermelha, me coçava o corpo, fui ao módico e ele disse é Zika. E agora? Quanto tempo eu espero pra engravidar?” Nós não sabemos. Essa que é a realidade. A infecção ainda é muito recente, a epidemia tem 8, 9 meses, a gente não sabe quanto tempo essa mulher leva pra ficar completamente livre do vírus. É provável que terminado o processo infeccioso, mais uma semana ou duas ela se livre completamente. Mas nós não temos certeza.

Então o que a gente costuma dizer? Vamos esperar um pouco. Vamos dar um pouco de tempo, uns 6 meses pelo menos pra gente ver pra que lado ta indo a epidemia. E esse mesmo conselho de esperar um pouco eu dou para as mulheres que estão pensando em ter um filho. Aquelas que não tem muita pressa em ter um filho ou estão limitadas pela chegada da menopausa, eu acho que devem esperar um pouco. Vamos deixar uns 6 meses porque aí passa o verão, passa essa chuva toda, essas águas onde o mosquito se cria, e aí nós vamos ter mais ou menos uma ideia do que está acontecendo. De até onde vai esse perigo.

O problema foi o aparecimento dos casos do vírus nas mulheres grávidas. Isso sim que é uma grande tragédia. O caso dessas crianças que nascem com microcefalia com a cabeça diminuída, com o cérebro comprometido, com muitas calcificações cerebrais.

Fonte: Zika virus | Precaução por Drauzio Varella