Pular para o conteúdo

Entenda a Hipertensão Arterial e seus riscos – Hospital Moinhos de Vento.

A importância do controle da hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma condição clínica bastante prevalente. Imaginemos nosso corpo como se fosse um edifício, dentro deles e sim um sistema hidráulico. E sistema hidráulico com o corpo humano gosta de trabalhar sobre baixo pessoal. Se nós mantivermos esse sistema central e trabalhando sobre essa obra por muito tempo, o sistema hidráulico, que são nossos vasos, vão se desgastar e fazer problemas.

A hipertensão faz parte de 30% da população brasileira, no Rio Grande do Sul, então, pela nossa tradição, pela nossa cultura, ainda está um pouco mais elevada e isso nos preocupa muito, uma vez que ela não vem sozinha. Ela gera outra doença que também é tão grave que também exigem cuidado com a alimentação e um cuidado, às vezes, até medicamentoso.

Os indivíduos aumentam sua pressão arterial ao longo da vida, muito pela sua plataforma genética, mas claro que isso está diretamente relacionado ao ambiente onde a gente vive, a nossa vida civilizada, aquilo que nós nos alimentamos, o sal está muito associado com a hipertensão, assim como o fumo e o álcool também só prejudica a gente.

A ideia é que a quantidade de sal ideal da população brasileira hoje é que o consumo, segundo a Organização Mundial da Saúde, seja de 5 gramas por dia. Gente, pode caracterizar por fico sachês de sal, aqueles taxa de 1 grama, ou então uma tampa de caneta bic, com essa que a gente traz aqui. Claro que a gente não pode esquecer que não é somente o sal que está aqui, o sal está embutido nos alimentos, por isso que é muito fácil a gente ultrapassar os limites ideais de uma alimentação saudável à hipertensão arterial, assim como diabetes ou doença crônica.

Ela não tem cura, mas tem um tratamento. Pense no tratamento como se fosse um investimento para sua aposentadoria. Quando a gente é jovem e está trabalhando, a gente deposita o dinheiro com a sua previdência, só nós vamos gozar muito tempo depois, parece não ter sentido, mais ou menos a mesma coisa com pressão arterial. A gente não sente na vida a gente ficar tomando remédio, se cuidando, porque a gente é intenso, mas a gente só vai sentir benefício daquele investimento quando a gente for mais velho.

Para poder prevenir a hipertensão, eu vou ter que mudar o meu hábito de vida, ou seja, praticar atividade física, evitar excesso de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação saudável. E aí, quando eu falo em alimentação saudável, eu entro nas quantidades alimentares e pra isso é necessário um acompanhamento de uma nutricionista, pra poder aí realmente, pra cada pessoa, porque é diferente do idoso para um adulto para uma criança. A pessoa não como faz hoje recebe o diagnóstico de hipertensão, não quer dizer que ela vai ter um evento na próxima hora, no próximo dia, na próxima semana. Não. O que muda talvez seja o controle das medidas não farmacológicas, talvez um de medicações e a consulta periódica com um profissional de saúde.

Mas a grande mudança, então, o que a gente sempre orienta e o que a gente desse aqui nossa atenção especial é que as pessoas cuidem da saúde, que façam atividade física, que se alimentem bem, pra tentar evitar essa é a hipertensão arterial que com certeza gera outro uma outra gama de doenças cardiovasculares que depois pode ter um desfecho bem pior.

Cuidado sempre com a língua, a boa alimentação é melhor escolha

  • Praticar atividade física
  • Evitar excesso de bebidas alcoólicas
  • Não fumar
  • Ter uma alimentação saudável

Fonte
O que é Hipertensão Arterial e quais são os riscos? – Hospital Moinhos de Vento por HospitalMoinhos