Linha de Cuidado de Hipertensão Arterial
Hoje vou contar um pouco sobre a linha de cuidado de hipertensão arterial e para isso apresento Dona Joana. Ela tem 64 anos, morava em outro estado e acaba de se mudar para São Paulo, onde estabeleceu residência na zona norte da cidade, na região da Vila Maria/Vila Guilherme.
Com toda a correria da mudança, ela não está se sentindo muito bem, por isso decidiu ir a um posto de saúde procurar atendimento.
Partindo de sua casa, ela encontra o UBS Jardim Japão. Na unidade, ela foi gentilmente recebida pelo porteiro Antônio, que a orientou e encaminhou para a sala de acolhimento.
A enfermeira Crise realizou o atendimento individual com escuta sensível, ouvindo com calma sua demanda. Considerou os riscos e vulnerabilidade, foi realizada a avaliação clínica e aferição dos sinais vitais. Como sua pressão estava alta, seguindo o fluxo de atendimento da linha, foi encaminhada imediatamente ao médico.
Os fatores de risco foram identificados e todos os exames, conforme a linha de cuidado, foram solicitados. Segundo o fluxograma, após o acolhimento e a primeira consulta médica, em até 30 dias, ela deve retornar.
No retorno, Dona Joana foi atendida pelo médico, teve o diagnóstico, a classificação da hipertensão, e certificação do risco cardiovascular e a terapia medicamentosa definidas. No mesmo dia, ela foi apresentada para a gestora de seu caso, que é uma profissional que a acompanhará em suas atividades.
A definição desta profissional independe da formação e deve considerar o vínculo com a usuária. A gestora Bia, juntamente com Dona Joana e equipe multiprofissional, construíram o projeto terapêutico singular, conhecido como PTS, que é uma ferramenta para o planejamento de ações e cuidados em saúde, estabelecendo metas possíveis e monitoradas.
No caso de Dona Joana, priorizou-se a realização das atividades físicas, a melhora da dieta e a redução do trabalho. Ao longo deste processo, cada profissional dará sugestões e ideias para o alcance das metas.
A gestora constantemente estimula isso, faz parte do autocuidado apoiado, que é uma ferramenta que favorece a adesão das pessoas às mudanças necessárias para melhora da qualidade de vida. Por estar no estágio 3 da hipertensão e ter realizado a terapêutica sem alcance da meta, foi encaminhada ao ambulatório para o especialista. Também foi atendida no hospital em uma noite que sentiu muita dor de cabeça. Ela continuou frequentando a UBS, participando dos grupos educativos e das consultas programadas, sempre seguindo o fluxo da linha de cuidar, de acordo com as necessidades, utilizando-se dos serviços disponíveis na rede.
Dona Joana cumpriu seu PTS, adquiriu hábitos saudáveis, perdeu peso, parou de fumar, aderiu à terapia medicamentosa, continua acompanhamento na UBS e se sente cada dia mais feliz.
Este é o nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.
Fonte
Linha de Cuidado em Hipertensão Arterial | Sua Saúde na Rede por Sua Saúde na Rede