A Importância da Atenção Psicológica na Doença Renal Crônica
Hoje estou aqui para falar sobre um tema muito importante: a doença renal crônica. Essa doença afeta a função renal e pode ter um grande impacto na vida pessoal, familiar e social do paciente. A pessoa com deficiência renal crônica precisa conviver com uma mudança radical no seu estilo de vida, com limitações no seu modo de viver.
Além de ter que conviver com um tratamento doloroso e rotineiro, o paciente precisa enfrentar diversos desafios, como a luta pela saúde, treinamento e fazendo a necessidade. Dessa forma, é importante estar atento aos fatores geradores de stress, como mudanças na dinâmica familiar, restrições alimentares, gerenciamento do tempo, gerenciamento financeiro, limitações laborais e funcionais e a relação com a equipe, sua sexualidade e medos, entre outros.
- É importante compreender o que está envolvido na queixa, no sintoma e na patologia para ampliar a visão do que está acontecendo e assim elaborar o plano de intervenção psicológica.
- Após avaliar o paciente, seu contexto familiar e relação com a equipe, é importante o psicólogo ajudar o paciente a resgatar sua autoestima e motivação e sua autonomia.
- É importante ajudá-lo a ter uma atitude positiva perante a vida e assim mesmo permita c objetivos que têm significado à vida, ajudá-lo a lidar com as exigências complexas que o tratamento possui, ressentimento de desenvolvimento e auto-realização, possuir vínculos de afeto e confiança tanto com sua família quanto com equipe e seria os seus ideais.
- O serviço de psicologia conta com um grupo de pessoas que fazem atendimento nas três unidades do Grupo Instituto do Indo para nada. Os atendimentos ocorrem diariamente de segunda a sexta-feira, ocorrendo triagens em fala de um diário e atendimento em consultório.
Os temas relacionados aos aspectos psicológicos do natural ao que é patológico são abordados nesse momento. É importante que o psicólogo, além de ajudar o paciente a reajustar sua vida para que aconteçam condição da doença e tratamento, ajuda o paciente e a família também a diferenciar os sintomas de uma tristeza natural frente à nova condição dos sintomas depressivos e ansiedade.
Os atendimentos são muito importantes para ajudar o paciente a trabalhar os temas relacionados à morte e ao luto. Se você tiver dúvidas a respeito da doença renal crônica ou interesse em saber mais sobre o tema, pode acessar o vídeo da doutora Carone.
Agradeço a todos que viram o vídeo. Muito obrigado.
Fonte
A Psicologia no tratamento da Doença Renal Crônica por Grupo Instituto do Rim do Paraná