E aí (Música),
Fala pessoal, esse é o terceiro e último vídeo da série “Não posso, estou falando” sobre problemas no quadril, principalmente a bursite e tendinite do glúteo médio. Hoje vamos falar sobre tratamento desses problemas e para quem não me conhece, meu nome é Dr. Gregorio, sou médico ortopedista especialista em medicina esportiva e se você tiver alguma dúvida, escreva, vou ter o maior prazer em responder.
Muito bem, quais são os tratamentos para bursite e tendinite? A principal coisa a fazer quando você passa no seu médico é descobrir a causa. Você pode ter uma fraqueza muscular que estabiliza sua bacia, pode ter um encurtamento da musculatura anterior, posterior, lateral do quadril, pode ter um erro de marcha, pode ter problemas na sua pisada (não pisa da forma adequada), pode ter uma insuficiência muscular estabilizando o seu joelho, pode até ter a contratura lombar que altera a biomecânica da sua bacia.
Ou seja, o importante é fazer um exame físico bem feito, descobrir a causa do problema e a partir daí você trabalha o tratamento na causa. Fazendo isso em paralelo, a gente trata as consequências que são as dores que você sente no quadril: dor para correr, dor para andar, dor para deitar de lado, dor para abrir a perna, ficção das dores laterais no seu quadril. Elas são causadas pela bursite e tendinite do glúteo médio. Onde pode ser feita fisioterapia? É recomendado sim fazer fisioterapia, utilizando ultrassom, laser, “choquinho”, o famoso “TENS”, e diversas metodologias fisioterápicas. Até mesmo passando talvez por ondas de choque. Você também tem que fazer um tratamento medicamentoso, ou seja, tomar a medicação, inclusive para corrigir talvez alguns problemas nos pés, como uma diabetes, se você está acima do peso ou mesmo obeso. Tudo isso contribui para essas dores no quadril.
E também podemos evoluir um tratamento caso você tenha uma tendinite ou bursite crônica. Hoje o que tem mais avançado é trabalharmos com as infiltrações guiadas por ultrassom. E essas são realizadas no próprio consultório, no qual não fazemos somente a infiltração com corticoide, como sempre foi feita antigamente. Hoje utilizamos outras substâncias trabalhando para o lado da medicina regenerativa para estimular a cicatrização e desinflamar esse tendão e essa bolsa que está te incomodando ali no seu quadril.
Se tudo deu errado, o que é difícil acontecer, você toma remédio, faz fisioterapia, fortalecimento, trata a causa e ainda assim continua com as dores, existe a possibilidade de você fazer uma cirurgia. Essa cirurgia pode ser por artroscopia, que é uma cirurgia que você faz por câmera de vídeo, realizando duas pequenas incisões de meio centímetro. Até nos casos mais complicados, realizar uma cirurgia aberta para reciclar a bursa, uma parte ali da parte óssea que está incomodando bastante ou até mesmo um tendão desvitalizado.
Existe tratamento sim. Quase nunca tem que operar. Conseguimos tratar de forma correta e eficaz sem dor, analisando a parte conservadora ou até mesmo as infiltrações guiadas por ultrassom, que é o que existe de mais moderno na reabilitação dos problemas laterais do quadril.
Ficou com alguma dúvida? Escreva que vou ter o maior prazer em responder. Um abraço!
Fonte: Série Dores no Quadril – Bursite e Tendinite do Glúteo Médio – Tratamento por Dr. Leandro Gregorut