Pular para o conteúdo

Tendinite: Dicas para Tratamento e Alívio da Dor


Tendinite: causas e tratamento | Canal Saúde

Tendinite: causas e tratamento

Olá, tudo bem? Hoje eu estou aqui para falar com vocês sobre a tendinite, um problema muito comum que quase todo mundo já teve ou vai ter algum problema relacionado a isso.

Mas antes, não se esqueça de se inscrever no canal, porque toda semana a gente coloca um vídeo muito bacana para vocês com dicas e curiosidades sobre saúde.

A tendinite é uma inflamação que acontece nos nossos tendões. Na verdade, hoje a gente usa o termo tendinopatia porque sabe-se que não é apenas uma inflamação. Acontece uma série de coisas naquele tendão que fica doente e começa a dor. Isso pode acontecer em qualquer tendão do corpo.

  • Um bom exemplo é a tendinite de Aquiles;
  • O tendão de Aquiles liga o músculo ao osso;
  • Essa parte pode inflamar e causar dor;
  • Isso pode acontecer com sobrecarga no tendão;
  • A sobrecarga geralmente é uma atividade física intensa ou um exercício muscular feito com muita repetição;
  • Por exemplo, atividades de salto como vôlei e basquete, ou uma atividade em pé que a pessoa faça no trabalho, como Trabalhadores de fábrica e carteiros que andam muito;
  • Enfim, tem que existir alguma sobrecarga para que esse músculo tracione demais e esse tendão inflame e cause dor.

Outra coisa que acontece é que quando esse tendão é sobrecarregado demais por muito tempo, as fibras ficam desalinhadas. E aí, se a gente chamava de tendinose, que é quando a tendinite fica crônica. Mais uma vez, eu lembro que hoje a gente fala que tudo isso é uma tendinopatia, que é uma lesão ou uma doença do tendão como um todo.

O que é comum nesses tipos de problema é a longa duração da dor. A pessoa que tem a tendinite ou a tendinopatia fica com a dor por muito tempo. E por que isso acontece? Geralmente, a pessoa não identifica qual é a causa da sobrecarga. Ela às vezes faz um repouso por uma semana ou duas, a dor melhora um pouco, ela volta a fazer atividades que ela estava fazendo antes da mesma maneira. Isso não é bom. O tendão não reage bem a muita sobrecarga e nem a repouso absoluto.

Para tratar a tendinite, você precisa identificar qual é a causa da sobrecarga e diminuí-la. Começar a colocar um pouco mais de sobrecarga aos poucos. Esse é um pouco de controle de carga que a gente fala. Você precisa saber exatamente quanto do seu tendão aguenta, então reduzir um pouco e aumentar progressivamente. Uma das maneiras interessantes de fazer isso, por exemplo, é através de uma palmilha sob medida. No caso da tendinopatia de Aquiles, você consegue reduzir a sobrecarga alinhando sua pisada e recebendo na pressão na sola do pé.

Outra coisa que é bastante recomendada é o exercício físico específico para o músculo. Exercícios de musculação e exercícios de peso. Porque assim você trabalha o músculo, o músculo fica mais forte e ajuda a suportar a carga do tendão. Além do que, quando a pessoa faz esse exercício, além de trabalhar o músculo, ela dá um pouco de carga de tensão nesse tendão, ajudando a alinhar as fibras. Dessa maneira, a pessoa consegue diminuir a dor, fortalecer o músculo e, portanto, se você tem dor em algum dos seus tendões, isso pode ser o de Aquiles, o tendão do joelho, no cotovelo, enfim, pode ser em qualquer lugar do corpo.

Então, se você tem essa dor, você tem que identificar qual é a carga, reduzir essa carga e também se orientar para receber alguns exercícios que fortaleçam o músculo. Não tem jeito, dessa maneira, você vai conseguir reabilitar e não ter essa qualificação ou ficar com a dor por meses. Geralmente, se espera que a tendinite seja resolvida em até três meses. Portanto, vá em busca de um profissional que consiga identificar o seu problema e te orientar da melhor maneira.

É isso. Eu espero que eu tenha conseguido ajudar você a entender melhor o que é a tendinite e dar algumas dicas para você conseguir se tratar e resolver logo esse problema. Se você ficou com qualquer dúvida, pode mandar aqui nos comentários, contar uma experiência ou falar de algum tratamento que você já tentou fazer. Que a gente vai te responder. Obrigado e até a próxima!

Fonte: TENDINITE: COMO TRATAR por Pés Sem Dor