Pular para o conteúdo

Tratamento para Tendinite, Artrose e outras Dores Persistentes – Dicas Eficazes.

Tratamento com Ondas de Choque para Doenças Ortopédicas

A tendinite, a artrose e a dor muscular são doenças ortopédicas que, quando querem dar problema, elas dão e elas não largam do seu pé, do joelho, ombro, onde quer que ela pegue no seu corpo. Você faz fisioterapia, toma remédio anti-inflamatório, modifica os exercícios do seu dia a dia e nada vai melhorar. Você fica, às vezes, meses ou anos tratando sem ter uma melhora. E aí, você se pergunta: “Meu Deus, o que que eu faço agora? Será que tem jeito?”.

Você não precisa necessariamente já operar, existem outras alternativas, outras opções de tratamento antes de pensar em uma cirurgia e muito antes de desistir do tratamento. E uma dessas opções é o tratamento por ondas de choque. Eu sou o Doutor Carlos Vinícius, ortopedista e especialista em tratamento por ondas de choque. Vem comigo que eu vou te mostrar uma dessas opções. Bora lá!

Doenças Crônicas e Modificações nas Células do Corpo

Quando você sofre com uma doença crônica, ocorrem algumas modificações nas células do seu corpo. Por exemplo, a tendinite: quando você tem a tendinite, as células do tendão começam a produzir substâncias anormais, de modo que o seu tendão vai degenerando aos poucos, ficando mais frágil até o ponto de romper. Além disso, começa a chegar menos sangue para o tendão, ou seja, menor irrigação vascularização tendão, o que contribui para esse processo de degeneração. O mesmo ocorre para a artrose, que vai destruindo também a cartilagem das articulações, por exemplo, ombro, cotovelo, joelho. Conforme vai destruindo a articulação, o osso que está logo abaixo da cartilagem vai sendo também machucado. Ele fica inflamado e inchado, provocando dor. E, por fim, pensando na dor muscular, quando um músculo fica inflamado, cansado, ele pede energia e ele não consegue mais relaxar. Ele fica contraído, formando os módulos de dor no músculo. E aí, você aperta e sente aqueles nódulos de dentro. Isso aqui a gente chama de ponto de gatilho, que são bem dolorosos e também alteram a estrutura do músculo.

Veja que quando você tem alguma doença crônica, a estrutura do seu corpo modifica para pior. É necessário no tratamento melhorar isso, e os tratamentos convencionais, como a fisioterapia, o uso de analgésicos, exercícios sozinhos, não conseguem alterar isso. Você precisa de um estímulo biológico mais forte. O tratamento com as ondas de choque consegue fazer isso.

Ondas de Choque para Melhorar o Metabolismo da Célula

As ondas de choque não são aquele choquinho na fisioterapia. Elas são produzidas por equipamentos como esses aqui, que nada mais é do que uma pistola que tem um projétil dentro dela. Esse projétil é disparado na ponteirinha dessa pistola e produz uma onda sonora, uma onda acústica, que a gente chama de onda de choque porque ela é tão rápida que bate no ar, por exemplo, e bate no tecido que está doente. Fazendo isso, ela consegue dar um estímulo biológico para ajudar a melhorar as células do seu tendão, por exemplo, da cartilagem do músculo, qualquer tecido que esteja doente.

As ondas de choque conseguem melhorar o metabolismo da célula, fazendo com que ela prolifere mais, que ela produza mais substâncias que são boas pro tecido, por exemplo, colágeno e outras substâncias que vão, entre aspas, fortalecer o tecido e torná-lo cada vez mais saudável. Só que isso, claro, que a gente não consegue obter em uma ou duas sessões. A gente precisa de pelo menos três sessões para que os efeitos biológicos comecem a acontecer e comece a ter efeito no seu corpo. E quanto maior a gravidade do problema, quanto mais tempo você tem a doença, maior o tempo necessário para sua recuperação, afinal, você já fez várias coisas e nada resolveu, né? Então, dá para esperar que uma única sessão, duas de ondas de choque, possam já resolver o seu problema? Não. É necessário um segmento, uma quantidade de sessões, dependendo da gravidade do seu problema. E para você saber isso, você precisa ser avaliado pelo ortopedista especialista no tratamento com as ondas de choque. E esse tratamento, na maioria das vezes, pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de internação ou qualquer outro procedimento adicional. Portanto, se você sofrer com tendinite, dor muscular, artrose, qualquer outra doença crônica, peça ao especialista nas ondas de choque para ver se cabe no seu caso a indicação.

Conclusão

O tratamento com ondas de choque pode ser uma opção eficaz para tratar doenças ortopédicas crônicas. Ele consegue melhorar o metabolismo da célula, fortalecendo o tecido e tornando-o cada vez mais saudável. Por isso, se você sofre com alguma dessas doenças, não desista do tratamento antes de considerar essa opção.

  • Tendinite
  • Artrose
  • Dor muscular

Fonte: Saiba como tratar tendinite, artrose e outras dores que não melhoram com nada por Dr Carlos Vinicius Ortopedista