Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz contra osteoporose requer diagnóstico precoce.

Dia Mundial da Osteoporose

Hoje é o Dia Mundial da Osteoporose. A doença que diminui a massa óssea e provoca fraturas atinge mais de 10 milhões de brasileiros, principalmente as mulheres. O sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico precoce. Veja agora dicas importantes de como prevenir essa doença que afeta tanto os brasileiros, principalmente as mulheres.

O que é a osteoporose?

A doença é silenciosa e muitas vezes é descoberta já no estágio avançado após a primeira fratura. Osteoporose significa “osso poroso” e é uma doença progressiva da perda de massa óssea. A fragilidade aumenta o risco de fraturas que geralmente ocorrem no pulso, na coluna, no quadril ou no fêmur em idosos. Ficam tão frágeis que podem quebrar sem ocorrer nenhum impacto.

Quando a pessoa tem esse grau de fragilidade óssea, muitas vezes nem acha a história de trauma. Taxa a pessoa com uma baita dor nas costas e faz um exame, detecta um achatamento do vértebra. Com a fratura, a história de trauma em 30% das vezes é por achatamento de vértebra.

Prevenção e cuidados

Marilene sofre desse mal e descobriu há pouco tempo ao fazer uma consulta de rotina. O médico pediu o exame de densitometria óssea e aí veio a notícia: constatou que estava com uma deficiência no fêmur e uma deficiência na coluna. “Agora eu descubro que eu tô com essa doença. Tenho até medo de tropeçar e cair e quebrar a perna”, diz ela.

Além de ficar em pé, ela é cabeleireira e trabalha com força, o que a preocupa. “Porque o coque vai ficando furado, né?” Segundo a Organização Mundial da Saúde, a osteoporose atinge uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos.

As mulheres estão mais propensas devido à diminuição da produção de estrógeno que ocorre normalmente após a menopausa. O estrógeno, hormônio feminino, é um grandíssimo mantenedor da integridade óssea. É o nosso colo construiu aquela queda abrupta do estrógeno. Muitas vezes, você tem uma queda bruta também na massa óssea também cidade mineral óssea e aí as mulheres ficam mais suscetíveis a terem com seu por ozzy. No caso dos homens, você não tem essa queda abrupta que você tenha uma perda lei agressiva da nossa sócia.

A fragilidade óssea faz com que as pessoas se machuquem com frequência. No caso do idoso, a situação ainda é mais delicada. Segundo especialistas, de 30 a 50% desses pacientes que fraturaram o fêmur morrem em menos de um ano.

Uma pessoa que fraturou o fêmur é uma pressão. A pessoa que já está frágil, ninguém viu o réu porque ficou muito tempo a camada que teve uma trombose na perna, uma embolia pulmonar morreu porque abre uma ferida na pele que não joga é só uma fatura no idoso, o marcador de fragilidade. Mas os jovens também precisam ficar atentos.

Prevenção e cuidados

O melhor caminho ainda é a prevenção e exposição ao sol nos horários permitidos para estimular a produção de vitamina D no corpo. Exercícios físicos e o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e orgulho, são indicados para prevenir a osteoporose.

  • Exposição ao sol nos horários permitidos;
  • Exercícios físicos;
  • Consumo de alimentos ricos em cálcio.

Para Marilene, a alimentação dela deixa muito a desejar. “Não é muito boa, né? Porque eu como fora. Em casa, eu não sou tomar leite, não foi o orkut. Não só tomar, é queijo como de vez em quando, né? Folha, eu também não sou de comer porque fora não dá, principalmente agora que o médico não sabe como que é lavada.”

Ela carrega outros fatores preocupantes em casos de osteoporose na família e leva uma vida sedentária, mas agora Marilene sabe que precisa se cuidar. “Um passo no exercício, agora eu vou ter que arrumar um tempo para fazer uma caminhada porque preciso me cuidar. E se exercitando, você vai estimulando a formação de massa óssea”, afirma ela.

Fonte
Sucesso do tratamento contra osteoporose depende de diagnóstico precoce por Hoje em Dia