Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento da fratura da coluna por osteoporose

Fratura Vertebral por Osteoporose ou Câncer – Tratamentos

Neste vídeo, falaremos sobre a fratura que pode acontecer na vértebra por conta da osteoporose ou câncer e como fazemos o tratamento dessa condição. Meu nome é André Mansano e sou médico especialista no tratamento de dores crônicas.

A osteoporose é aquela condição onde os ossos vão ficando um pouco mais frágeis. Isso acontece principalmente nos idosos e em especial nas mulheres após a menopausa, mas também pode acontecer nos homens e devido ao uso de alguns medicamentos, como por exemplo, os corticoides de uso crônico.

Se o paciente fizer um movimento brusco, como dobrar a coluna ou carregar alguma coisa, ele pode ter uma fratura no corpo da vértebra. Normalmente, isso acontece entre a transmissão da coluna torácica para a coluna lombar. O paciente que sofre esse tipo de fratura da vértebra sente muitas dores, uma dor muito forte que pode ser na região lombar ou na região torácica, dependendo de qual vértebra fraturou. E normalmente, o paciente não consegue se mexer, qualquer movimento causa uma dor insuportável. Por isso, o idoso, principalmente, acaba ficando muito quietinho, muito acamado. Isso traz outras complicações como pneumonia, constipação intestinal e eventualmente trombose das pernas.

Existem basicamente dois tipos de tratamento para a condição da fratura do corpo vertebral: o tratamento conservador e o tratamento intervencionista. Eu vou falar sobre os dois aqui.

Tratamento Conservador

É fundamental que se trate a osteoporose em si. Isso se faz com a reposição de cálcio via oral, com a reposição de vitamina D e com os medicamentos da classe dos bifosfonatos, que vão ajudar a mineralizar mais os ossos, vão diminuir a progressão da doença. É fundamental também tratar a dor do paciente. Para isso, nós fazemos uso de alguns analgésicos, muitas vezes, analgésicos fortes, e podemos utilizar um colete para estabilizar aquele segmento da coluna vertebral que está fraturado.

Tratamento Intervencionista

Se as dores causadas pela fratura da vértebra são muito intensas, nós podemos então lançar mão do tratamento intervencionista, que são procedimentos minimamente invasivos para o controle dessas dores torácicas ou lombares. Como funciona esse tipo de tratamento?

O paciente fica deitado de barriga para baixo em uma mesa cirúrgica, embora não seja uma cirurgia com uma sedação leve, não sente desconforto. E nós vamos colocar duas agulhas dentro dessa vértebra que está fraturada. Esse procedimento é guiado por um raio x específico no centro cirúrgico. E aí, nós temos basicamente duas opções:

  • Vertebroplastia: onde a gente vai então infundir uma substância que nós chamamos então de cimento cirúrgico, é chamada polimetilmetacrilato. Isso vai então colar relativamente o vertebral, aliviando as dores do paciente.
  • Cifoplastia: a gente coloca um balonete aqui, esse balão é insuflado, criando um espaço na vértebra e restaurando um pouco a altura da vértebra. Depois, nós vamos preencher esse volume com o mesmo cimento cirúrgico que utilizamos na vertebroplastia.

Os estudos científicos mostram que quanto mais cedo nós fizermos esse tipo de tratamento, melhores serão os resultados para o paciente. Melhor será o controle da dor. Então, é muito importante que se o paciente tiver uma dor súbita e de forte intensidade como essa que eu escrevi, ele procure auxílio médico o quanto antes.

Se você tem interesse em saber mais sobre os principais diagnósticos e tratamentos relacionados a dores crônicas, inscreva-se no nosso canal e ative as notificações. Assim, você receberá as notificações de todas as nossas atualizações semanais.

Fonte
Fratura da coluna por osteoporose por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor