Existem diversos medicamentos que podem ser usados para o tratamento da hipertensão arterial. Uma das classes de medicamentos mais importantes são os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e os inibidores do receptor da angiotensina. Esses medicamentos bloqueiam a síntese e fabricação de substâncias que contraem os vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão arterial aumente. Com o bloqueio da angiotensina e aldosterona, os vasos ficam mais relaxados e a pressão dos vasos sanguíneos baixa.
Esses medicamentos são importantes para diminuir a chance de lesão no rim ao longo prazo e podem ser usados tanto no tratamento da hipertensão arterial quanto no tratamento da diabetes, para prevenir lesões no Rim. Os medicamentos mais famosos no Brasil são o captopril e enalapril – inibidores da enzima conversora de angiotensina – e a losartana e valsartana – bloqueadores do receptor.
Apesar de serem muito efetivos, podem acontecer efeitos colaterais. A maior parte dos efeitos colaterais não é muito comum, mas quando acontecem, pode ocorrer a pressão baixa, tontura, um pouco de dor de cabeça e confusão. É importante evitar dirigir nas primeiras semanas do tratamento e ficar atento para evitar acidentes.
Alguns outros efeitos colaterais podem ocorrer, como tosse seca e persistente com o uso de inibidores da ECA, o que pode levar à troca de medicamento. A Losartana e Valsartana podem causar sintomas semelhantes a gripe, dor nas costas e entupimento nasal. Caso qualquer um desses efeitos colaterais apareça, é importante entrar em contato com a equipe médica para controle adequado da dose e efeitos.
Fonte: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Medicamentos Captopril, Enalapril, Valsartan e Losartan por Dr. Felipe Ades MD PhD