Olá pessoal, neste vídeo nós vamos falar sobre um procedimento bem interessante que é o bloqueio para hérnia de disco cervical. Mas, antes, eu gostaria de lembrar que este canal fala sobre os principais diagnósticos e tratamentos relacionados a dores crônicas. Então, se você tem interesse sobre esse assunto, considere se inscrever e se você gostar dessas informações, curta e compartilhe este vídeo, porque isso ajuda muito o nosso trabalho.
Bom, vamos começar explicando o que é de fato uma hérnia de disco cervical. Isso que vocês estão vendo aqui é a nossa coluna cervical e aqui está o disco intervertebral, que serve como amortecedor entre as vértebras da coluna. À medida que ele degenera, em alguns casos, pode escapar um pouquinho para trás, comprimindo essa raiz nervosa que vai descer para o braço e formar um dos nervos que desce para o braço. A depender de qual raiz nervosa estiver comprimida, o paciente vai sentir dor em uma região ou outra, por exemplo, uma das mais comuns é a raiz de C6. Então, se o paciente tiver uma hérnia comprimindo a raiz C6, normalmente ele sente uma dor que desce pela lateral do braço e pode até atingir a região do primeiro dedo.
Bom, a localização da dor do paciente vai depender muito de qual nível/ localização estará a hérnia de disco. Mas, a rigor, o paciente sente dores cervicais que irradiam para o membro superior/ braço. Alguns pacientes podem ter o que nós chamamos de parestesia, que é uma espécie de formigamento, outros podem ter dormência, que é a diminuição da sensibilidade da pele, algo parecido com o fim de uma anestesia de dentista. Menos pacientes, mais raramente, o paciente pode ter uma diminuição da força do membro superior. Isso é muito importante que o paciente fique atento, porque se de fato isso acontecer, se de fato essa perda de força for importante, o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia. Caso contrário, nós temos outras alternativas de tratamento. Então, normalmente o paciente pode até sentir um alívio colocando a mão em cima da cabeça, a mão do lado do braço doloroso. Isso porque isso pode aliviar um pouco a compressão dessa raiz nervosa.
Com relação ao diagnóstico do paciente com hérnia de disco cervical, é muito importante que seja feita uma história clínica detalhada e um exame físico. Isso é de fundamental importância e os exames mais importantes seriam de fato a ressonância nuclear magnética, que pode mostrar a forma e o tamanho dessa hérnia de disco. Existe outro exame chamado eletroneuromiografia, que mede a condutividade elétrica dos nervos do braço. Com relação ao tratamento, todo paciente com hérnia de disco cervical ou lombar ele vai precisar de fazer um tratamento fisioterapêutico especializado. Isso significa que o fisioterapeuta vai ter que se dedicar exclusivamente àquele paciente, aquela história de um fisioterapeuta para 10 pacientes não vai resolver o problema. Quando isso não resolve, podemos então lançar mão de procedimentos intervencionistas, dos quais o mais realizado, até porque ele é o mais simples e a gente sempre vai naquilo que é mais simples para aquilo que é mais complexo, seria o bloqueio para hérnia de disco cervical.
Então, nesse procedimento, que normalmente é feito sob sedação, o paciente recebe um sedativo, dorme tranquilamente e nós localizamos então essa raiz nervosa que está sendo comprimida. Normalmente, nós localizamos isso com um aparelho de ultrassonografia, ou com o raio-x digital no centro cirúrgico, e nós vamos então guiar algumas agulhas bem fininhas ao redor dessa raiz nervosa comprimida e vamos injetar uma substância anestésica e anti-inflamatória. E esse procedimento tem o potencial de reduzir ou até eliminar a informação que está acontecendo junto com a compressão da raiz nervosa. E isso é muito importante. O paciente deve então, a partir desse procedimento desse bloqueio, seguir com seu tratamento fisioterapêutico, porque essa combinação tem um potencial sinérgico, elas se somam as forças para que o paciente diminua as chances de precisar de um tratamento cirúrgico.
Fonte: Bloqueio para Hérnia de Disco Cervical – Dr. André Mansano Tratamento da Dor. por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor