Pular para o conteúdo

Xerostomia: sintomas e causas da boca seca

Sua boca está seca o tempo todo? Ou você acordou com a boca ressecada hoje? Não deixe de ver esse vídeo, baseadas em estudos científicos.

Então continue por aqui! E se você assistir esse vídeo até o final, vamos dar dicas do que fazer para melhorar a boca seca. Enquanto isso, já deixe o seu joinha no vídeo e se ainda não é inscrito, aproveite a vinheta para se inscrever!

Em condições normais, uma pessoa produz de um litro a um litro e meio de saliva por dia, que é produzida pelas glândulas salivares diretamente na boca. Além de água, a saliva contém enzimas, minerais, aminoácidos e substâncias que protegem contra a invasão de vírus e controlam a proliferação de bactérias. Entre outras funções, a nossa saliva desempenha papel importante na limpeza da cavidade oral, na prevenção da cárie, do mau hálito e das infecções do sistema respiratório.

Na verdade, é muito comum acordar com a boca seca e até passar o dia assim. Além disso, a condição dá sensação de sede, o tempo todo. E os médicos chamam essa sensação de boca seca de Xerostomia.

E, de acordo com um estudo feito em 2003, esse problema é o resultado de uma redução no fluxo salivar, que pode causar complicações orais significativas. Os sintomas de xerostomia são: dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, sensação de ardência ou dor na língua, vermelhidão e fissuras, presença de saburra, mau hálito, irritação na garganta, dificuldade para falar e sede intensa.

A causa mais comum é a desidratação e uso de medicamentos. Mesmo assim, é bom ficar atento, pois algumas doenças mais graves podem ter este sintoma.

Em seguida, vamos relacionar as principais causas de boca seca e não esqueça que no final do vídeo vamos mostrar truques para acabar com a xerostomia.

  • A ingestão de bebidas alcoólicas é uma causa da boca seca. Pois o álcool causa desidratação das células e tecidos do corpo.
  • As atividades físicas intensas também causam xerostomia quando o atleta perde muito líquido corporal através do suor e não se hidrata adequadamente.
  • Pessoas com diabetes sofrem constantemente de boca seca quando os níveis de açúcar estão elevados e a pessoa faz uso de medicação para controle da doença.
  • Em geral, os primeiros tecidos afetados são as glândulas salivares e lacrimais.
  • O hábito de respirar pela boca também causa a síndrome da boca seca. Isso porque, a entrada do ar direto na cavidade oral tira seca a saliva e tira a lubrificação da mucosa.

Em primeiro lugar, se o problema for relacionado a alguma medicação é necessário informar ao médico para que seja avaliado o caso clínico. Se você está com boca seca, a primeira atitude a ter é acrescentar pelo menos mais um litro de água na sua hidratação diária. Ao mesmo tempo, passe alguns dias sem ingerir bebidas alcoólicas, café e refrigerantes. Esses líquidos podem promover a desidratação do organismo.

O terceiro hábito a se ter é evitar alimentos embutidos como presunto, salsicha e salaminho, eles contém muito sódio. Evite também sal em excesso e condimentos fortes. A dica de ouro é: passe a mascar chicletes sem açúcar diariamente. Isso ajuda a estimular o fluxo de saliva. Aliás, beijar tem o mesmo efeito, então, aproveite!

Se você é fumante, considere abandonar esse vício, ou pelo menos diminuir o máximo possível. De qualquer forma, se o problema persistir, busque orientação médica. Secura na boca constantemente, não é normal.

Esse foi nosso vídeo sobre dicas para parar de fumar, espero que tenha gostado. E se você tem alguma dúvida sobre este ou outro assunto, deixe um comentário, os profissionais da nossa equipe ficarão satisfeitos em lhe responder.

Até o próximo vídeo.

Fonte: BOCA SECA O QUE PODE SER? Sintomas e causas da XEROSTOMIA por Diário de Biologia & História