Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento de cárie dentária


Recusar veremos alguns dados referentes à saúde bucal. Muito se fala sobre escovar os dentes e usar fio dental, mas você sabe o que constitui um dente?
O tempo é importante não só para mastigação e digestão, mas também tem um papel técnico na saúde bucal. Cada dente está coberto por uma camada externa chamada esmalte, de cor branca, duro e resistente, que permite mastigarmos e triturarmos os alimentos. Debaixo do esmalte encontra-se a dentina, de cor amarela e constitui a maior parte do dente. No centro dentário encontra-se o nervo, também conhecido como polpa, que contém os vasos sanguíneos.
A cárie é uma doença de origem bacteriana que está construída dentro de minutos, atacando os dentes e sendo classificada como a quarta melhor doença mundial pela Organização Mundial de Saúde. É um processo lento que desequilibra a cavidade oral, inclusive o estado geral do indivíduo. Mas, doutor, como podemos evitar isto?
A cárie dentária é causada quando o açúcar dos alimentos é transformado em ácido pela população das bactérias presentes na nossa boca. Estes ácidos corroem os nossos dentes e podem nem sempre aparecer como uma cárie visível. E é exatamente por isso que é importante visitar regularmente o dentista, para prevenir e tratar a cárie.
Sem tratamento, a cárie pode avançar para a dentina, tornando-se visível e, algumas vezes, dolorosa. Será que visitar diretamente o dentista poderá interromper a evolução da cárie? Sim, é importante visitar o dentista com frequência para interromper a evolução da cárie. Sem tratamento, ela pode continuar a evoluir para um centro dentro, provocando uma dor de dente extremamente dolorosa.
Neste caso, o tratamento consiste em tirar a polpa ou nervo na sua totalidade e substituí-lo por um material de obturação. Depois desse tratamento, pode surgir uma dor de dente, mas isso é normal e é o resultado de uma inflamação do ligamento que envolve o dente. O dentista pode então prescrever um medicamento anti-inflamatório ou testar o elemento dentro para evitar o contato com o nervo do dente.
De qualquer maneira, neste dente enfraquecido, pode ser necessário colocar praticamente uma coroa. É importante ser diligente, pois 80% dos dentes desvitalizados sem colocação de coroa acabam por fraturar em um prazo de cinco anos. A extração é, neste caso, muitas vezes inevitável. É preferível visitar o seu dentista regularmente para um diagnóstico e tratamento atempado, que pode evitar todas estas complicações.
Fonte: Cárie dentária por ClinicaSuperDente