Ovos e Maionese: Riscos e Soluções
Apesar de muitas vezes estar envolvido em polêmicas relacionadas ao seu consumo, o ovo é um queridinho da nossa dispensa e está sempre presente no prato, seja naquele famoso instalado ou em receitas como doces ou a maionese. Mas será que ele realmente traz riscos à sua saúde?
Será que você está em perigo e nunca ouviu falar que o ovo pode ser fonte de contaminação de salmonela? Pois é, quanto a isso sabe-se que devemos comer os ovos bem cozidos, nada daquela gema bem molinha que muita gente gosta.
A comida que leve o ovo disfarçado, como a maionese caseira, está livre dessa mazela. Em relação às maneiras caseiras, é um custo grande, porque você está manipulando o ovo cru e não entra nenhum conservante, nenhum processo térmico. Se não houver o aquecimento adequado desse alimento, existe o risco de causar dor.
Como imaginamos, a contaminação da maionese pode ter origem a partir dos ovos que são usados crus na preparação e essa contaminação pode acontecer até o momento do consumo. Isso mostra que nós devemos tomar cuidado não só com a preparação da maionese, mas também devemos armazenar os ovos direitinho.
Mas você deve estar pensando: “Eu sempre comi a maionese que minha avó faz e nunca morri”. É, mas será que você nunca teve essa mazela e apenas achou que a comida não caiu bem?
Vamos ver se você já teve dor abdominal, diarreia, febre ou dor de cabeça depois de comer a sua maionese caseira. Sim, você já sentiu os efeitos dessa mazela.
Num estudo recente realizado por uma universidade na Austrália, aponta a influência de diferentes fatores na produção de preparações que levem ovos crus, como a maionese, apontando o pasteurizado e o controle de pH como possíveis saídas para o controle da contaminação na indústria. Mas em casa, será que a gente pode fazer mais nessa caseiras e está correndo risco?
Depois de muita investigação, se descobriu que a única forma segura de se produzir a maionese é usando o ovo pasteurizado, que nada mais é do que um ovo submetido a uma temperatura em torno dos 70 graus durante um período de tempo, sendo rapidamente resfriado depois. Dessa forma, a contaminação é eliminada. Pois aquela história de acrescentar vinagre ou limão na maionese pode até dar um saborzinho mais, mas não garante que alimento fique seguro para consumo.
O ovo pasteurizado é muito fácil de achar, você pode encontrar ele líquido ou em pó, que ele já está de se tratar. Você ainda pode escolher se quer sua clara, só a gema ou o ovo inteiro, é só olhar a especificação do produto na embalagem.
Então agora você já sabe: se quiser continuar comendo aquela maionese gostosa que a sua família faz, só procurar o ovo pasteurizado, e é super fácil de encontrar em qualquer supermercado.
- Comer ovos bem cozidos para evitar contaminação de salmonela
- A maionese caseira pode ser fonte de contaminação
- Usar ovo pasteurizado é a única forma segura de produzir maionese
- Ovo pasteurizado é fácil de encontrar em supermercados
Fonte
Ovos, maionese caseira e Salmonella por Alunos que dão aula