Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre Salmonella spp. – Microbiologia Veterinária na UPF

Salmonella e Febre Tifoide

A salmonella é uma bactéria zoonótica que pode ser transmitida para os seres humanos através de alimentos contaminados ou contato com animais infectados. A febre tifoide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi.

Descoberta e História

A salmonela foi descoberta em 1885 por Daniel Elmer Salmon, um veterinário e lojista que isolou e descreveu o que seria o bacilo da peste suína. Um caso clássico foi de Mary Mallon, mais conhecida como “Maria de Ford”, que, como cozinheira de Nova York nos anos entre 1900 e 1910, infectou mais de 22 pessoas, mesmo não demonstrando os sintomas da doença. Ela morreu aos 23 anos de derrame e não de febre tifoide.

Existem teorias de que os povos astecas teriam sido dizimados pela febre tifoide trazida pelos espanhóis, pois os nativos não possuíam resistência.

Transmissão e Sintomas

Os sintomas da salmonela incluem dor abdominal, fezes com sangue, calafrios, desidratação, diarreia, exaustão, febre, cefaleia e, às vezes, vômito. Os sintomas crônicos são artrite reativa e síndrome de Reiter.

Os sintomas da febre tifoide são febre tipo tifoide, mal-estar, cefaleia e dor abdominal, diarreia ou constipação. A enfermidade é altamente limitante e persiste de quatro a sete dias. A contaminação por salmonela pode ocorrer através de contato direto com animais contaminados ou através de carnes e ovos crus, além de utensílios e água contaminada.

Prevenção e Tratamento

Para prevenir a salmonela, é importante lavar bem as mãos e alimentos, e cozinhar bem as carnes e ovos. Existe uma vacina para a febre tifoide, composta por polissacarídeos da cápsula da bactéria Salmonella typhi.

O tratamento da salmonela consiste em hidratação e, em casos mais graves, antibióticos. A remoção da vesícula pode ser a única solução para o portador. É importante evitar a automedicação e procurar um médico em caso de suspeita de infecção.

Curiosidades

  • A salmonela possui formato de bastonetes e sua maioria é móvel com flagelos.
  • A temperatura ideal para a multiplicação da salmonela é cerca de 38 graus.
  • A contaminação por salmonela pode ocorrer através de contato direto com animais contaminados ou através de carnes e ovos crus, além de utensílios e água contaminada.

Fonte
Salmonella spp. – Micro Geral – Vet UPF – 2018/1 por Laura Beatriz Rodrigues