Epilepsia e Crise Epilética
A convulsão é igual a crise epilética? Essa é uma dúvida comum, mas é importante entender que existem várias causas para as convulsões, por exemplo, a febre alta em crianças. No entanto, a epilepsia é uma condição de predisposição a ter crises epilépticas de forma recorrente.
- Crise Epilética: evento agudo que gera sintomas motores e pode ser desencadeado por alterações no organismo, trauma, entre outros fatores.
- Epilepsia: condição crônica que requer duas crises epilépticas não provocadas no intervalo de mais de 24 horas ou uma chance de recorrência maior que 60%.
É importante lembrar que convulsão é o termo usado para descrever os abalos motores que ocorrem durante uma crise epiléptica, que pode ser convulsiva ou não. Além disso, a convulsão febril na maioria das vezes não acarreta risco de epilepsia em crianças entre seis meses e cinco anos de idade.
Porém, é possível ter crises não epilépticas, que podem ser causadas por transtornos psicológicos, como a pseudocrise, que é um evento inconsciente relacionado à ansiedade. Essa condição pode ser confundida com epilepsia e é uma causa comum de falha de tratamento.
Portanto, é importante buscar um especialista em epilepsia para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Fonte
Qual a diferença entre Convulsão, Crise Epiléptica e Epilepsia por Regenerati – Dr. Willian RezendeliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-07-01T214716+0000endTimestamp2022-07-01T215445+0000}