Pular para o conteúdo

OM: Anatomy, Pathophysiology, Risk Factors, Types, Symptoms, and Treatment with Animation

A otite média é uma inflamação ou infecção do ouvido médio. O ouvido médio é a cavidade entre a membrana timpânica – o tímpano, e a janela oval do ouvido interno. Sua função é amplificar as vibrações sonoras do tímpano e transmiti-las ao ouvido interno.

O ouvido médio está ligado à parte superior da garganta pela tuba auditiva, ou tuba auditiva. O tubo ajuda a equalizar as pressões do ar entre o ouvido médio e a atmosfera externa. Também drena a secreção de muco do ouvido médio para a garganta. A tuba auditiva geralmente está fechada,abrindo apenas quando a pessoa está bocejando, engolindo ou mastigando.

Quando a pressão atmosférica muda rapidamente, causando uma sensação repentina de plenitude no ouvido,como durante uma viagem de avião, essas atividades podem ser feitas propositalmente para abrir o tubo,permitindo a passagem do ar para equalizar a pressão.

A otite média se desenvolve quando a trompa de Eustáquioé bloqueada, geralmente como resultado de infecções ou alergias do trato respiratório superior.O muco se acumula no ouvido médio, criando um ambiente para o crescimento de bactérias ou vírus. A otite média pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças pequenas, cuja tuba auditiva é mais estreita e mais horizontal.

Existem vários tipos de otite média:

  • A otite média aguda é uma infecção que se desenvolve repentinamente. Fluido e pus se acumulam dentro do ouvido. A membrana timpânica aparece vermelha e saliente.Os pacientes geralmente apresentam febre e dor de ouvido. Em alguns casos, o tímpano pode romper e o ouvido pode drenar.
  • A otite média supurativa crônica é uma infecção que não desaparece ou ocorre repetidamente. A perfuração da membrana timpânica e a drenagem da orelha são características comuns. A audição geralmente é prejudicada.
  • Otite média com efusão ocorre quando o líquido continua a se acumular no ouvido médio, mesmo após o desaparecimento da infecção inicial. Os pacientes podem sentir uma sensação de plenitude e deficiência auditiva, mas não há sinais de infecção. Quando o fluido permanece por um longo período de tempo ou retorna repetidamente, a condição é conhecida como otite média crônica com efusão.

A principal complicação das infecções de ouvido é a ruptura do tímpano, que cicatriza espontaneamente na maioria dos casos, sem a necessidade de reparo cirúrgico.Infecções recorrentes ou crônicas não tratadas podem causar perda de audição, atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem e, raramente, a infecção se espalha para os tecidos circundantes, incluindo o cérebro.

O tratamento da otite média aguda inclui medicamentos para a dor e possivelmente antibióticos.Como a maioria das infecções de ouvido remite sem tratamento com antibióticos, as crianças com sintomas leves geralmente são observadas por 48 horas antes de os antibióticos serem prescritos.Para casos com derrame prolongado, um pequeno tubo pode ser colocado no tímpano para ajudar a drenar o fluido.O tubo geralmente cai por conta própria após algum tempo, conforme a incisão fecha.

Fonte: Otitis Media: Anatomy, Pathophysiology, Risk Factors, Types of OM, Symptoms and Treatment, Animation por Alila Medical Media