Certamente você já ouviu falar em salmonella, não é mesmo? Muitas pessoas conhecem ela por ser a maior responsável por quadros de intoxicação alimentar. A Salmonella enterica e salmonella bongori, é um tipo de bactéria transmitida por ovos, frango, bife e porco mal cozidos, laticínios não pasteurizados, frutos do mar ou legumes e verduras contaminados.
Sabia que as bactérias da Salmonella podem afetar os ovários de galinhas e infectar o ovo antes de ser posto? Alguns alimentos também podem ser contaminados por fezes de animais ou por pessoas que manipulam alimentos infectados e que não lavam adequadamente suas mãos após usarem o vaso sanitário.
Sabia que o ácido gástrico tende a destruir a Salmonella? Então, para sofrer de intoxicação alimentar, é preciso consumir um grande número dessas bactérias, a menos que a pessoa tenha deficiência de ácido gástrico. Essa deficiência pode ocorrer em crianças com menos de 1 ano de idade, pessoas mais velhas ou pessoas que tomam antiácidos ou medicamentos que inibem a produção de ácido gástrico.
Os principais sintomas da doença são dor abdominal, vômitos e diarreia e costumam surgir de 12 a 36 horas depois da ingestão de alimentos contaminados. Na maioria dos casos, os sintomas persistem por um período limitado e determinado. Desta forma, o tratamento pode ser feito em casa, tendo como objetivo aliviar os sintomas e manter o paciente bem hidratado.
Se você está com os sintomas de uma intoxicação alimentar, conheça agora 3 remédios naturais para te ajudar:
- Água de gengibre: O gengibre possui muitas propriedades medicinais, que pode ser usado neste tratamento. Sua ação antiviral e antibacteriana ajuda o corpo a combater a intoxicação. Além disso, também ajuda a regular o trânsito intestinal e alivia a inflamação da mucosa do intestino, reduzindo a dor e o inchaço abdominal.
- Chá de alho: Consumir o chá de alho pode ajudar a travar o crescimento das bactérias da Salmonella, devido ao seu poder antibacteriano.
- Carvão ativado: O carvão ativado, absorve também as bactérias (como salmonelas e estafilococos), vírus (como o da febre aftosa), e por isso é ótimo para ajudar em casos de desintoxicação alimentar. Ele ajuda a eliminar as toxinas presentes no sangue, em contato com a parede intestinal, além de combater os gases e a dor abdominal.
Você pode tomar 1 cápsula de carvão vegetal, 2 vezes no dia que sentir os sintomas. Já conhecia algum desses remédios naturais para tratar a intoxicação alimentar em casa?
Para ter uma recuperação mais rápida, lembre-se de:
- Beber muita água, água de coco e sucos de frutas naturais;
- Manter repouso e ficar em casa;
- Comer alimentos leves, como frutas, legumes cozidos e carnes magras;
- Não comer alimentos gordurosos e de difícil digestão;
- Não consumir bebidas alcoólicas ou com gás;
- Não tomar medicamentos para parar a diarreia.
Caso a infecção intestinal não desapareça em 2 dias, depois de fazer um destes tratamentos caseiros e ter esses cuidados adicionais, vá ao hospital ou procure um médico. Dependendo do micro-organismo causador da doença, pode ser necessário internamento e a ingestão de antibióticos por via endovenosa.
Para evitar a intoxicação alimentar, sugere-se cuidado extra com preparos que levam ovos crus, como maionese, e também com a carne de frango, que deve ser consumida sempre bem passada. Embora a bactéria seja geralmente associada a alimentos de origem animal, ela também pode ocorrer em verduras e legumes que tiveram contato com água contaminada.
Fonte: 3 Remédios Naturais para Intoxicação Alimentar que Realmente Funcionam por Natureba