Pular para o conteúdo

Não necessariamente. A biópsia é um procedimento utilizado para coletar uma amostra de tecido ou células para análise em laboratório e determinar se há presença de células anormais ou cancerígenas. A biópsia é apenas um exame complementar para o diagnóstico de uma possível condição de câncer, e somente um médico especialista pode definir se essa condição está presente ou não.

O esquilo médico pede uma biópsia significa que eu tenho câncer? Bem, eu vou explicar para você aqui. Eu sou a Dra. Fernanda e é só você me seguir aqui… Na dermato e eu estava olhando no Instagram de uma amiga minha que tinha dermatite. E aí apareceu essa pergunta: “Doutora, toda vez que o médico pede uma biópsia, significa que ele acha que é câncer?”. E aí eu pensei comigo: “Não está, isso é bem o que acontece aqui com os nossos pacientes, né, com doenças suspeitas”. Então, às vezes, a gente pede de outras medulas, a gente pede para você não falou das vezes, a gente pede da óssea. Então, tudo isso significa que a gente tem duas possibilidades. Na verdade, a gente de fato acha que é uma coisa ou a gente precisa excluir para fechar um outro diagnóstico.

Então, vou dar alguns exemplos. Assim, eu tenho um linfonodozinho aqui no pescoço, ele é um incômodo móvel, e eu converso com paciente, explico e ele não convence. É então que, às vezes, pode ser necessário fazer uma biópsia para poder deixar o paciente tranquilo, explicando os riscos. É este é um caso. Outro caso é aquele caso que o paciente ele vem, já teve um comã e aí apareceu um sonodo e aí a gente está na dúvida do que que é. Quando acontece isso, tem duas opções: ou a gente faz exames de imagem mais frequentes e observe se alguém todo não, ou a gente faz uma biópsia, certo, para ver se ainda é tomou ou se não está, e é isso acontece muito.

Sabe, uma vez, eu tive um paciente senão em Fort Collins para todo ótimo, e aí a gente fica parecendo linfonodo inguinal. A gente fez um pet, marcou, eu tinha certeza que era em forma, mas daí ela tinha uma infecção. Então, às vezes, a gente faz o exame para excluir outra coisa que às vezes acontece. E quando a gente tem um paciente com suspeita de doença hematológica, a gente precisa ter uma me o procedimento na negativa para poder fechar. Que é uma doença autoimune, por exemplo, e que não tenha muito tração – plasia alguma coisa assim, é assim às vezes a biópsia é mais para gente teu exame negativo e ter certeza que a gente não vai deixando passar alguma coisa mais grave do que é. Ah, eu acho que você tem que fazer mesmo, então se você fica na dúvida, coração médico pede uma biópsia.

Fonte: Se preciso fazer uma Biópsia significa que eu tenho câncer? por Fernanda Hematologia