Pular para o conteúdo

Os perigos do consumo excessivo de água para a saúde.


Agora você sabia que beber água em excesso pode fazer mal à saúde. Será pelo menos esse assunto virou polêmica depois o jogador de futebol americano Tom Brady, marido da modelo Gisele Bündchen, revelou que tomar sete litros e meio por dia, mas é atleta. A quantidade é duas vezes maior do que a recomendada.
Todo mundo tem que repor em maior ou menor quantidade a água que o corpo perde. O recomendado pelos médicos vai de dois a dois litros e meio por dia, quantidade de água que você bebe por dia. Eu tento beber pelo menos dois litros de água por dia, geralmente dois litros e meio em média. No mínimo, três litros, porque durante o treino, eu já devo me deixar um litro e meio, por isso que a garrafa da cloud é tão grande, a maior que demos na academia. Por enquanto, é que quando chegarmos Barbie, o Deus da vida, vai ser maior ainda. Assim, não chegaria nem perto do volume de água que o jogador de futebol americano Tom Brady costuma beber, ou seja, o marido da modelo Gisele Bündchen sintoma 7 litros e meio por dia. Esse hábito ajudaria a eliminar toxinas e até evitar queimaduras solares.
Nenhum estudo mostra que uma quantidade excessiva de água tem capacidade de desintoxicar o corpo. Na peça de desintoxicação, ela está associada muito mais a um padrão alimentar correto. O fisiologista explica que dois dos principais nutrientes, o sódio e o potássio, ficam muito diluídos do sangue com o excesso de água. E na hora de reidratação, a gente só coloca a água dentro do corpo e a gente fica em déficit desses nutrientes. A esse déficit de sódio e potássio faz a gente perder, durante a atividade física, por exemplo, a coordenação motora, capacidade de contração muscular, a capacidade de concentração também e em algumas outras reações. Em nome disso é hiponatremia, um desequilíbrio do metabolismo que também causa dor de cabeça, fraqueza e inchaço do estômago. Mas o mais comum não é o excesso, é beber menos água do que o corpo precisa, o que também é perigoso porque leva à desidratação.
Seu entes e já é um sintoma do meu corpo de que eu tô com alguns de desidratação. Mesmo que inicial, água demais faz mal. Assim como água de menos. O importante é achar o equilíbrio para não correr o risco de comprometer a saúde. E se você faz atividade física, deve levar em conta a carga e o tempo de exercício para calcular a necessidade de reposição de líquido.
Veja o exemplo do Artur, um fisiculturista de 117 quilos que pega pesado na musculação. Incrível, mas encontramos alguém que toma água como Tom Brady.
Eu fico calculando, mas sempre passa de seis, isso é certo. Sempre passa seis. Isso não é forçar nem nada, é uma coisa natural. Não é o caso da Maria Laura, ela faz uma hora e meia de exercício por dia, mas tem menos parte física e, pelo visto, não vai chegar nem perto da quantidade de água que o marido da Gisele Bündchen toma. Na minha situação, seria exagerado demais. Eu não conseguiria, acho que nem conseguiria tomar as atitudes e meio.
Fonte: Beber água em excesso pode fazer mal a saúde por Fala Brasil