Galera, tudo bem com vocês? Sou eu, o Denis, aqui para falar sobre o vírus do papiloma humano (HPV). Essa sigla em inglês causa o aparecimento de verrugas e infecções persistentes, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o que desenvolve anticorpos ameaçadores. Embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente, foi desenvolvida uma vacina contra o HPV que reduz até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com os não vacinados, apresentam diferentes respostas. Em decorrência da alta concentração de macrófagos, não relacionados aos mecanismos de imunização ativa promovidos por uma vacina, temos a presença de células de memória que atuam na resposta secundária. A grande vantagem de uma vacina é que ela vai nos fornecer um antígeno, que é uma proteína que vai ser reconhecida como algo estranho, fazendo parte do patógeno. Isso vai estimular uma resposta ativa, na qual eu tenho a formação de células de memória.
Normalmente, a vacina nos dá um antígeno, e a partir disso nosso corpo produz células de memória e produz anticorpos também. Na resposta imunológica, temos uma rápida produção principalmente de plasmócitos, que são células produtoras de anticorpos, e células de memória diversas. Não há envolvimento da produção de hemácias nesse processo imunológico.
Após a infecção por HPV, ocorre um elevado nível de anticorpos específicos anti-HPV circulantes. Apesar disso, em alguns casos, essa defesa natural não é suficiente. A resposta diferenciada nesse caso não vai ser tanto a circulação de anticorpos, mas sim a produção de células de memória.
Espero que tenha ficado tudo claro para vocês. Até a próxima!
Fonte: O VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO (HPV, NA SIGLA EM INGLÊS) CAUSA O APARECIMENTO DE (…) | SISTEMA IMUNE por Explicaê