Pular para o conteúdo

Como aliviar a prisão de ventre em idosos – Dr. Belisio Neto


Olá amigos do Conexão e Saúde,
Meu nome é Dr. Belíssimo Neto, médico geriatra. Estamos aqui mais uma vez para falar de um tema relevante na saúde do paciente idoso: a constipação no idoso (intestino preso, prisão de fezes). A previsão é que de 30 a 40 por cento das pessoas acima de 65 anos sofrem com o desconforto ao DF é k fezes ressecadas, dificuldade de evacuação, dias sem evacuar. Informa-se que muitos deles é consequência desta doença, desta síndrome ou deste sintoma chamado constipação.
Então, hoje vamos tentar ajudá-lo a tratar este problema de constipação. Ela tem inúmeras causas. Sabemos que o idoso é acometido de doenças crônicas degenerativas e essas doenças podem necessitar de uso de medicamentos. Então, uma coisa que a gente sempre tem que estar atento é se algum medicamento não está causando constipação nesse idoso.
O idoso tem inúmeras causas para ter constipação. Inicialmente, ele toma muitos medicamentos e é acometido por doenças crônicas degenerativas, e as doenças, na maioria das vezes, necessitam de medicamentos. É uma das primeiras coisas que a gente avalia se algum medicamento não está causando aquela constipação, aquela prisão de fezes. Um segundo fator é a baixa ingestão hídrica do paciente idoso. Para 72% dele, porque ele tem uma inibição do centro da CDU, ele também tem alterações no envelhecimento que favorecem a ele ter menos água no corpo. Então, baixa ingestão de líquido, medicamentos são duas causas que a gente sempre tem que afastar. Existem inúmeras, passando por mega-colo, passando por tomou, entre várias outras causas de constipação.
Para facilitar as pessoas que sofrem deste mal, a gente programou uma orientação e educação para vocês que estão assistindo:
1. Uma gestão um aporte hídrico de líquido entre dois a três litros de água por dia, divididos em seis a oito copos de água todo dia. Então, é fundamental para o paciente idoso que tem constipação beber bastante água.
2. Hábitos alimentares: o paciente idoso que tem constipação precisa inserir na dieta dele a veia. Ele tem que servir alimentos que soltem o intestino, como mamão, ameixa. Então, hábitos alimentares favorecem a dor e hábitos alimentares saudáveis favorecem o intestino saudável.
3. Saúde intestinal é uma terceira orientação e pode fazer para vocês é a posição de ficar fazendo 12, o mesmo paciente adulto jovem. E tenho que ter uma posição que favoreça ao destino. É espelhada. Às vezes, um pedestal quer fazer com que aquelas fezes saiam de maneira não causar desconforto.
4. A atividade física: recomenda-se que todas as pessoas que têm constipação façam atividade física. A atividade física é fundamental para o funcionamento normal do nosso intestino e para que a gente não tenha prisão de fezes.
A constipação é causa muitas vezes de óbito do paciente, pode ir a óbito se ele tiver um destino preso, aquelas fezes ressecar demais, e ele fazia um frete calma que é sesi petrificados. Nesse caso, é ter uma indicação cirúrgica. Em um idoso passar por uma cirurgia, o risco que ele tem de submeter à cirurgia é sempre um risco maior do que o adulto jovem. Então, vamos atentar para a constipação, vamos atentar seu destino está funcionando bem. Não necessariamente tem que funcionar todo dia, mas se você tem desconforto e passa muitos dias sem evacuar, vamos atentar para isso porque as complicações, as consequências de um intestino preso, são inúmeras e às vezes muito graves.
E eu falei que o paciente pode fazer um factor luminar óbito, mas não foi calmo, ele pode fazer com que o paciente entre ele do oriente é um ano antes, tudo preso pode fazer com que o paciente não durma bem. Se for um paciente que tem Alzheimer que tem uma demência, ele não vai saber dizer ao cuidador. Simplesmente vai se ajudar. Enfim, são consequências muitas vezes catastróficas e outras vezes são consequências muito desagradáveis.
Por fim, para finalizar nossa participação, eu recomendo que vocês tenham muito cuidado com esses laxantes que estão vendendo por aí. Esses laxantes na maioria são acentuados irritativos. Eles se irritam o intestino para que o intestino faça uma aceleração no seu pedestal-tiro. Então, cuidado com a automedicação, cuidado com achando. Procure um médico, peça orientação, mantenha hábitos saudáveis. Esteja sempre atento no seu trânsito intestinal, quantas vezes você de fezes por semana e se aquelas fezes são fezes normais ou são ressecadas.
Muito obrigado e até o próximo programa.
Fonte: Dr. Belisio Neto – Intestino Preso no Idoso por Geriatra Dr. Belisio Neto