Olá amigo internauta, hoje eu gostaria de discutir com você o seguinte assunto: o exame da uretra ou cistoscopia. Esse exame é bem parecido com o exame das estufascopia, pois para se fazer a cistoscopia obrigatoriamente você tem que fazer também a uroscopia.
Então, é um exame no qual o médico passa um aparelho rígido ou flexível por dentro do canal da uretra, que é o canal por onde passa a urina, e vai examinando, observando as características do canal urinário até chegar ao ponto final que é a bexiga.
Nesse exame, além de ver a uretra, o canal por um todo, na mulher, a partir da uretra possuem uma extensão de 6,5 centímetros, e no homem, do tamanho do pênis, que é a uretra peniana, você consegue também observar a orientação uretra prostática, que é por onde a urina é literalmente perfurada pela próstata e sai para o meio externo.
Só que na cistoscopia você está fazendo o caminho inverso, está vindo de fora e entrando pela orientação prostática para ver se ela está aberta ou não e alcançando finalmente a bexiga. A partir daí, o médico consegue ver – ou pelo olho ou por uma tela de LCD – o que está acontecendo ali, monitorando as características da bexiga, vendo todas as obstruções e outras possíveis causas de problemas.
O motivo do exame é saber o que está acontecendo, tentar procurar algum problema que justifique a causa do paciente estar fazendo esse exame. Ninguém faz a cistoscopia sem ter um motivo, é o médico que vai pedir se sabe por que está suspeitando disso ou daquilo.
E você consegue fazer toda a avaliação da bexiga, ver o quanto de bom volume ela ocupa no máximo, saber se ela está com sangramento, lesões tumorais ou não, presença de pedras, etc. São situações que você até não imagina encontrar e que você consegue identificar no momento do exame.
É importante um médico retirar o aparelho, porque senão a pessoa logo após o exame já vai querer urinar, mesmo tendo esvaziado toda a bexiga. O paciente vai ter o desejo de urinar secundário à irritação de um corpo estranho, que pode ser um cisto.
Um médico, depois de esvaziar, provavelmente já terá como resultado um laudo nas mãos. Às vezes é necessário fazer a biópsia da bexiga junto com a uretra. A realização de biópsia normalmente está no pedido médico, e então o médico realiza a retirada de um pedacinho dessa bexiga para uma análise posterior.
Fonte: O que é a cistoscopia ou a uretrocistoscopia? por Urologia Especializada BH