Pular para o conteúdo

Catapora e caxumba: sintomas, tratamento e prevenção – Guia DTUP

Você já teve catapora e caxumba? Essas doenças são comuns nessa época do ano. Os pais principais são os que devem ficar de olho nos filhos pequenos pois essas doenças são transmitidas tanto por via respiratória quanto por contato direto. É isso mesmo, falo mais com o coração!

Que nós combinamos a gerente de vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde Maria Teresa. Muito bom dia, seja muito bem-vinda! Muito obrigado por estar conosco e que bom poder contribuir. Com certeza vai dar!

Eu fiquei pensando que existe é coexiste época onde a caxumba e a catapora cada hora a gente fala mais com o coração. Ela se espalha mais, ela é por períodos por estações até a gente chama o eco quando usa o nome, né inglês?

A gente chama de sazonalidade. Sazonalidade quer dizer se a estação mesmo é do ano, né? É aí que é mais frequente aquela doença acontecer e essas duas doenças são agora nessa época é final de outono, inverno e início da primavera. Sabem que são as doenças de transmissão respiratória e ainda têm muitos casos porque eu lembro na minha infância que minha mãe ficava muito preocupada é com relação à escola se tinha algum coleguinha que tinha catapora que tinha caxumba. Hoje ainda em 2016 tem muitos casos de catapora e caxumba.

São duas perguntas e as respostas vão ser diferentes. Pode ir com calma até a caxumba. O Brasil começa a vacinar e Belo Horizonte naturalmente já introduziu a vacina desde 1996. O então ator, na atualidade, a criança é considerada vacinada quando ela já recebeu duas doses. A primeira, ela recebe com a tríplice viral, ou seja, recebe junto com a vacina de rubéola e sarampo quando faz um aninho de vida. Depois, com um ano e três meses, vai receber também a catapora junto com a sarampo. Então, ela recebe a tetra viral com um ano e três meses.

A caxumba é o que não se observava de interessante, especialmente, do ano passado. Este ano, alguns surtos na cidade em adolescentes. Temos tido casos de caxumba em adolescentes. Por isso, os pais atentos têm que ficar se o seu filho está com duas doses mesmo que antigamente essa é a segunda dose era dada sem a catapora, mas por volta dos 4 anos de vida. Então, pode ter escapado pode ter ficado sem a dose da vacina. Então, nós temos que estarmos muito atentos a isso, primeiro porque a caxumba transmite muitos dias depois de início dos sintomas, dias antes, mas também muitos dias depois. Então, depois de identificado, depois que …

Fonte: DTUP – Catapora e caxumba: sintomas, tratamento e prevenção por Rede Super de Televisão