Pular para o conteúdo

Entendendo a insuficiência cardíaca: sintomas, causas e tratamentos.


Bom dia pessoal,
Na semana passada, vocês me pediram para fazer um vídeo sobre insuficiência cardíaca. Coincidentemente, eu tive três pacientes com insuficiência cardíaca na última semana por causa de diferentes razões.
Uma das causas é o entupimento, o que impede o coração de receber sangue normalmente. Isso faz com que o coração bata mais fraco do que o normal. Normalmente, nesses casos, conseguimos melhorar e, em alguns casos, até voltar à função normal do coração.
Em um dos casos que atendi, tinha um paciente com 12 anos de pressão alta, que nunca quis tratar, e agora, onze anos depois, apresenta um coração grande e fraco por causa da pressão alta não tratada por muito tempo.
Outro caso é de uma paciente gestante que não tinha pressão alta, diabetes ou qualquer outra doença antes da gestação. No último mês de gestação, ela começou a apresentar inchaço nos pés e muito cansaço. Descobriram que ela estava com o coração fraco e ela nunca teve problemas antes da gestação. Nesse caso, pode ser que o coração volte ao normal após o tratamento, ou pode ser que não volte. Cerca de 30% dos pacientes conseguem fazer o coração voltar ao normal com o tratamento, mas cada caso é diferente.
A insuficiência cardíaca pode acontecer quando o coração é muito grande ou fraco. Em alguns casos, o coração pode estar do tamanho normal, mas é “teimoso” e não recebe sangue suficiente no corpo. Isso pode acontecer quando o sangue chega, mas não se estica dentro do coração.
Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca incluem cansaço exagerado, falta de ar, inchaço nas pernas e nos pés, e tosse seca e persistente.
Se você apresentar algum desses sintomas, agende uma consulta com um cardiologista para avaliar a sua saúde.
Um abraço,
Fonte: Insuficiência cardíaca, “coração grande” ou “coração fraco” por Dr Leandro Franco Cardiologista