Olá pessoal, bem-vindos ao Papo Glaucoma! Eu sou Samantha Vaz, oftalmologista especialista em glaucoma. Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir esse vídeo.
Hoje vamos conversar sobre um exame essencial no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, a gonioscopia. O exame avalia o ângulo, que é a estrutura do nosso olho responsável pela circulação do líquido interno do olho. Ele funciona como se fosse um ralo por onde esse líquido escorre.
A avaliação do ângulo serve para dizer qual é o tipo de glaucoma que a pessoa tem. Em geral, a gonioscopia não é tão usada para o diagnóstico, mas sim para a classificação do glaucoma. A exceção é no caso do glaucoma congênito, em que o exame é capaz de dizer se há ou não glaucoma desde as primeiras semanas de vida.
No adulto que tem glaucoma, a gonioscopia serve para dizer qual é o tipo de glaucoma que a pessoa tem. Existem vários tipos diferentes e muitas vezes o tratamento é diferente também. Algumas formas de glaucoma são tratadas com medicações e outras com laser.
O exame de gonioscopia é realizado no consultório, é simples e rápido. Não é preciso nenhum preparo previamente. Durante o exame, a pessoa precisa apenas pingar uma gotinha de colírio anestésico. É utilizado uma lente específica que tem dentro dela vários espelhos. Quando encostada no olho, a lente reflete o ângulo do olho na lente e o médico realiza o exame.
A gonioscopia é um exame que não tem nenhuma restrição. Após realizá-lo, a pessoa pode trabalhar normalmente e não há necessidade de ir acompanhado. É recomendado que se faça a gonioscopia pelo menos uma vez por ano, pois algumas mudanças podem ocorrer com o tempo.
Se você já fez o exame de gonioscopia, deixe sua experiência nos comentários. Não se esqueça de se inscrever no canal para acompanhar nossos vídeos semanais. Não deixe também de curtir e pingar seus colírios. Até semana que vem!
Fonte: GONIOSCOPIA – O que é? – Exames para glaucoma por Papo Glaucoma