Pular para o conteúdo

Tratamento de Conjuntivite em Cães e Gatos pela Dra. Michele Sandrault.


Olá, eu sou a Doutora Michele Sandroso, médica veterinária responsável pela clínica veterinária Pet fica. Hoje, vou falar um pouco sobre conjuntivite.
Gente, assim, a conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, que é essa parte interna aqui do olho, dentro da pálpebra. Essa parte vermelha é a conjuntiva. Tanto nos cães quanto nos gatos, ela pode acontecer, mas um pouco diferente. As causas de cada um têm umas diferenças.
Nos gatos, prevalecem mais as conjuntivites por causas infecciosas, como herpes vírus e clamídia, que são mais comuns. As conjuntivites bacterianas são mais raras. Já nos cães, podem acontecer conjuntivites bacterianas e virais, mas muitas vezes são secundárias a outro problema.
Muitas vezes, um animal que tem uma deficiência na produção de lágrima, o olho fica ressecado e fica mais predisposto a ter uma infecção ou uma inflamação. É muito importante também prestar atenção em algumas alterações nas pálpebras.
Então, muitas vezes, você tem pelos e cílios ectópicos que acabam provocando uma inflamação e uma irritação na conjuntiva. O que eu acho muito importante é tomar cuidado de novo para não achar que o olho vermelho, animal que pisca e secreção ocular é conjuntivite. Às vezes, é uma coisa mais grave.
Às vezes, você pode estar diante de uma uveíte, que é uma inflamação dentro do olho. Você pode ter uma úlcera de córnea. Pode ter uma doença sistêmica, como no caso dos gatos, um herpes vírus que ataca as vias respiratórias.
Então, a conjuntivite é um sinal que pode estar mostrando outros problemas um pouco mais graves e que precisam de tratamento diferenciado. Toda vez que vocês perceberem olho vermelho, secreção, seja no cão, seja no gato, não dá para levar no veterinário na hora.
Lava bem esse olho tá, lava com soro fisiológico, lava com shampoo Johnson’s diluído, lubrifica bem esse olho com algum colírio de lágrima artificial e depois, procure um veterinário para ter certeza se é conjuntivite ou não. Tá bom?
Fonte: Conjuntivite em cães e gatos: como tratar? | Dra. Michele Sandrault por Pet Pillow