Pular para o conteúdo

Novos tratamentos para câncer de pulmão.

O paciente com um tumor de pulmão avançado hoje tem várias opções de tratamento, basicamente dentro dos tumores sólidos. Ao longo da última década, tivemos mudanças incorporando novos tratamentos. Então, temos hoje a quimioterapia, que é o tratamento histórico que todo mundo conhece. Temos terapias alvo molecular e temos imunoterapia. Eles podem ser usados isoladamente ou em combinação com quimioterapia.

A quimioterapia é uma espécie de veneno para essas células que estão se multiplicando de maneira exagerada. Administra-se esse veneno através da veia na maioria das vezes e ele age nas células tumorais, mas não tem especificidade, agindo também nas células normais. Daí vêm os efeitos colaterais tão conhecidos da quimioterapia.

Já as terapias alvo são terapias direcionadas especificamente contra um alvo na célula. E esse alvo é definido depois de se descobrir que determinados tipos de câncer de pulmão têm uma característica específica. Por exemplo, mutação do gene EGFR significa que o tumor tem um comportamento biológico que é praticamente ditado por essa alteração. Então, ao desenvolver um tratamento que bloqueia essa proteína alterada, consegue-se controlar a doença. Terapias alvo são tratamentos mais específicos, mais seletivos para a célula do tumor e menos agressivos às células normais, diminuindo efeitos colaterais, aumentando eficácia e tempo de controle da doença em comparação à quimioterapia.

A imunoterapia é a grande revolução dos últimos cinco anos no tratamento do câncer de pulmão, em que tenta-se educar o sistema imunológico do paciente para que ele possa combater a doença. Houve uma falha no sistema imunológico porque ele deveria ter destruído aquelas células mais precocemente, então aprendemos ao longo do tempo a desenvolver mecanismos que regulam a imunidade antitumoral do nosso organismo.

Com a imunoterapia, tentamos atingir não diretamente o pulmão, mas atingir os linfócitos, células de defesa do tumor, para que eles eliminem o tumor que não conseguiriam destruir sozinhos.

Fonte: Câncer De Pulmão | Novos Tratamentos por A.C.Camargo Cancer Center