Tumores Torácicos – Prevenção e Tratamento
Os tumores torácicos são questões que ocorrem no tórax, sendo o mais frequente deles o câncer de pulmão, que é um câncer traiçoeiro por ter um início insidioso e alcance, tornando-se o câncer mais letal em todo o mundo. No Brasil, é o câncer mais letal para homens e o segundo para mulheres.
Prevenção
- A principal prevenção é não fumar;
- Fazer um acompanhamento precoce caso apareçam sintomas, como tosse persistente, emagrecimento sem causa aparente e fraqueza;
- Procurar um médico para realizar exames de imagem, como radiografias e tomografias de tórax, para verificar se há alguma doença escondida.
Tratamento
O câncer de pulmão, se detectado na fase inicial, é passível de tratamento cirúrgico, com boa probabilidade de cura. Em fases mais avançadas, pode ser necessário fazer apenas o tratamento oncológico, como radioterapia e quimioterapia.
Outros tumores frequentes no tórax são os tumores do timo e os tumores neurogênicos, que podem ser passíveis de tratamento cirúrgico complementado ou não por radioterapia e/ou quimioterapia.
Abordagem Multiprofissional
A abordagem multiprofissional é muito importante, sendo fundamental a integração de equipes de pneumologia, cirurgia torácica, oncologia e cardiologia para a melhor discussão de caso e a melhor conduta terapêutica para os pacientes.
Conclusão
Portanto, é importante que os pacientes estejam atentos a qualquer sintoma e procurem um médico para realizar exames, visando a prevenção e um tratamento eficaz dos tumores torácicos.
Fonte
Câncer de pulmão | Tratamento cirúrgico por Hcor