Pular para o conteúdo

INSS: Benefícios concedidos para Espondiloartrose Anquilosante

A espondiloartrose anquilosante é uma doença grave que isenta o trabalhador da carência para acessar os benefícios do INSS. No programa de hoje, vamos conhecer as características dessa doença e as possibilidades de acesso aos benefícios do INSS. Confira aqui.

Olá, eu sou uma hora ambar do departamento de comunicação da Via Breve. A espondiloartrose anquilosante é uma doença inflamatória crônica que resulta em sintomas como dificuldade para movimentar a coluna, além da dor que melhora ao movimentar-se e piora quando o corpo está em repouso. A doença se caracteriza por fusão nas vértebras da coluna, tendo início na articulação entre a pele e as últimas vértebras lombares, também podendo comprometer a articulação do ombro e se expandir para todas as vértebras da coluna.

A espondiloartrose anquilosante é a fase mais avançada da doença que começa como espondilite anquilosante, também conhecida como o espondiloartrite. Os principais sintomas são a sensação de formigamento ou dormência nos braços ou nas pernas, dificuldade nos movimentos que envolvem a coluna, dificuldade em movimentar o rosto para os lados, rigidez matinal, dor que melhora com o movimento e piora com repouso e aumento da cifose – o problema conhecido como corcunda, entre outros.

Caso não haja diagnóstico ou tratamento adequado, costumam surgir complicações como inflamação da fúria, que é a região do olho onde está a íris e adjacentes. Lembrando que em caso de dúvidas quanto aos sintomas, você deve procurar o posto de saúde próximo a você.

As causas da espondiloartrose anquilosante não são conhecidas, porém observa-se que ela está relacionada a um antígeno chamado HLB27 que pode causar a doença. É muito comum que entre os diversos exames solicitados, como raio-x, tomografia computadorizada, entre outros, seja também feito o teste sorológico para HLB27.

As pessoas que sofrem dessa doença observam sua produtividade diminuir por conta das dores, perda de força para desenvolver o trabalho, além do gasto excessivo com remédios e tratamentos. Então, se faz necessário acessar o benefício do INSS.

Quando a doença está em sua fase inicial, é possível buscar o auxílio-doença, que é temporário. Como a doença pode progredir para a fase avançada, é possível buscar a aposentadoria por invalidez, justamente porque o trabalhador ficará impossibilitado de exercer o trabalho de forma definitiva. Lembrando que a aposentadoria por invalidez para essa doença não exige a carência de 12 meses. Então, se você tiver contribuído apenas uma vez com o INSS, já pode pedir o seu benefício.

Como se trata de uma doença que pode se agravar com o passar dos anos, é muito importante que desde o início você guarde uma pastinha com todos os laudos, exames e receitas médicas para que tenha os elementos necessários que comprovem a sua condição diante do perito do INSS. Caso você já tenha tentado dar entrada no benefício do INSS e a resposta foi negativa, saiba que você pode tentar ter acesso judicialmente, com a vantagem de que quando você entra judicialmente, o perito será um médico especialista do seu caso, podendo julgar com mais qualidade a sua condição, que é onde muitas vezes está a diferença entre aprovação ou a não aprovação do seu benefício.

Fonte: Espondiloartrose anquilosante, quais Benefícios do INSS eu tenho direito? por ViaPrev