Pular para o conteúdo

Entenda sobre a fratura do osso Escafóide.

Pessoal, vocês sabiam que tem muita gente que sofre um trauma direto sobre a região de põe mão, vai no médico no hospital porque está com muita dor, tira o raio x, não apresenta nenhuma fratura, vai embora para casa e depois de 15 a 20 dias quando ela retorna no médico porque continua com muita dor, lá estava a fratura. Você não acredita? Então fica comigo neste vídeo você vai entender por que isso acontece.

Olá, pessoal, tudo certinho? Sou professor Beto Kashimoto, sejam muito bem-vindos ao meu canal Fizer o Top. Aqui a gente fala muito sobre ortopedia e hoje sobre traumatologia. Então, queria falar para vocês sobre uma fratura que é muito peculiar na nossa região dos ossos do carpo, que são as fraturas do escafóide, osso escafóide responsável por, aproximadamente, 50% dos casos de fratura nos ossos do carpo e o principal mecanismo de fratura é a queda sobre a mão espalmada com leve desvio radial.

Mas olha que o maluco, muitas vezes isso acontece e naturalmente a pessoa vai no médico, vai no hospital, principalmente, porque ela está com muita dor, principalmente na região da tabaqueira anatômica, né, que é onde se encontra a localização da palpação do nosso escafóide. Ela tira um raio x e no raio x não apresenta nenhum traço de fratura e aí ela encaminhada naturalmente é para retornar para sua casa, para fazer repouso, para fazer gelo, para ficar sem fazer esforços, mas vai passando os dias, uma semana, duas semanas, o paciente apresentando muita dor, característica de fratura, ela volta no médico, volta no hospital e na hora que ela faz novamente um raio x à fratura. Como assim Beto, que aconteceu?

O osso escafóide ele é muito pouco vascularizado, então como vocês vão ver na imagem, ele apresenta uma vascularização através da artéria radial que vai da região distal para aproximá-lo e é a única fonte de vascularização, porque o escafóide ele não tem nenhum tendão ligado a ele, ou seja, ele não recebe nenhuma vascularização pelo tendão ou pela ligação pelos músculos, portanto, quando acontece um traço de fratura, obviamente, não é uma fratura incompleta, ou numa fratura pode ser até completa, dos cáfos distais que seriam as ossos mais próximos da mão, desde que seja uma fratura sem grandes desvios, no raio x ela não vai apresentar inicialmente esse traço de fratura, justamente porque ela é pouco vascularizada.

E para um médico experiente, para o médico que já conhece um pouquinho sobre as histórias, sobre essa peculiaridade do osso escafóide, o que deveria ser realizado, nem deveria ser indicado um gesso, preferencialmente, braço-palmar, ou seja, que vai pegar do braço do paciente imobilizar o cotovelo até a região da mão, então, braço-palmar, porque tudo isso Beto? Porque o osso escafóide ele está ligado diretamente ao rádio e ao nós realizarmos a pronunciação, isso pode estar fazendo uma mobilização no foco de fratura. Então, o ideal é que a mobilização seja braço-palmar e por quanto tempo essa pessoa vai ficar engessada, mesmo sem ter fratura aparente?

Pelo menos por duas semanas. Depois de duas semanas, esse médico vai solicitar que o paciente retorne para que faça um raio x de controle. Se nesse segundo raio-x realmente não apresentar nenhum traço de fratura, ótimo, paciente vai ser retirada do gesso, vai ser encaminhado com o processo de reabilitação, provavelmente, a Fisioterapia e segue a vida.

Porém, caso nesse segundo raio x, de fato, o paciente tenha a fratura do escafóide, ótima. Já estava no processo de tratamento com o gesso. Então, resolvi gravar esse vídeo porque quedas com a mão espalmada no solo são muito comuns de acontecer e de repente vai acontecer com uma pessoa próxima, um familiar, um amigo seu e se você tivesse conhecimento prévio e se você puder fazer essas orientações, acompanhar essa pessoa no hospital, ver todos esses exames, de repente você consegue auxiliar no diagnóstico, principalmente, esse paciente passar de repente por algum médico que não seja tão especialista na área e que, porventura, não faça suas orientações e essas recomendações de forma apropriada.

Bom, já aproveita para enviar essa informação para todas as pessoas que você conhece, para que elas fiquem atentas sobre essa informação e também, como sempre, vou pedir sua ajuda para você se inscrever aqui no canal, clicar no sino para você se inscrever, receber sempre essas notificações ativas. Sininho também já aproveita para assistir os demais vídeos. Então, todas as quartas e todos os domingos, vídeos novos para vocês.

Nos vemos na próxima. Valeu!

Fonte: Fratura do osso Escafóide por FISIO ORTOP | Prof Beto Kashimoto