Pular para o conteúdo

Exercícios para fratura no tornozelo: uma abordagem completa e segura.

E aí pessoal, tudo bem? Meu nome é Marcelo e sou fisioterapeuta. Quero passar algumas dicas de exercícios para quem teve uma fratura de tornozelo e fez o tratamento conservador com gesso ou robofoot.

Os dois primeiros exercícios que eu vou passar são para quem não está mais usando gesso ou robofoot e já teve liberação médica para início de fisioterapia, mas ainda não pode fazer descarga de peso na perna afetada.

No primeiro exercício, você vai ganhar virtude de movimento que muitas vezes fica prejudicada devido ao uso do gesso ou do robofoot. Ele é um alongamento com ajuda de uma faixa. Vai esticar a perna de quem sofreu a fratura, que está em cima de uma cadeira ou na cama. Vai colocar a faixa na ponta do pé, segurar as duas pontas com as mãos e fechar a conta do seu pé na direção sua. Vai segurar por 30 segundos, soltar e repetir esse exercício por mais duas vezes. Vai sentir que vai estar alongando panturrilha e a coxa posterior de coxa. Se não tiver em casa uma faixa igual a essa, pode estar utilizando uma toalha ou até mesmo um lençol.

No segundo, você vai movimentar a ponta do pé para baixo e para cima, bem no limite. Para baixo até onde conseguir, e para cima também até onde conseguiu. Vai repetir esse movimento para baixo e para cima, 20 vezes. Após isso, vamos fazer o movimento circular com o pé, primeiro para o lado esquerdo, 20 vezes, e depois volta para o lado direito, também 20 vezes. Para descansar um tempo e vai repetir o mesmo exercício mais duas vezes.

O terceiro e quarto exercícios são para aqueles que já tiveram liberação médica para fazer descarga de peso e andar. O terceiro exercício é também um alongamento, que vai alongar posterior de coxa e panturrilha. Vai aqui ó a peste negra na frente, à esquerda atrás. A perna direita na frente vai dobrando até sentir alongar toda a musculatura atrás. A esquerda fica esticada e sem tirar os dois calcanhares do chão. Segura nessa posição por 30 segundos e depois faz o mesmo exercício na outra perna. Vamos perna esquerda na frente, direita atrás. A perna esquerda agora dobra e a direita fica esticada atrás. Lembrando que solta ganhar eles estão sempre tocando o chão. Eles não podem sair do chão. Você pode descansar e repetir o exercício mais duas vezes.

O próximo exercício ajuda a fortalecer a panturrilha e a amplitude de movimento. Vai virar os dois pés afastado um pouco. Vai levantar o calcanhar do chão, ficando somente na ponta dos pés e subir ao máximo que conseguir e abaixar de novo. Sobe, desce, sobe e desce, sobe, desce. Vamos fazer esse exercício 20 vezes. Depois que fizer 20, pode descansar e fazer mais duas vezes.

Fonte: EXERCÍCIOS | PARA FRATURA DO TORNOZELO por Canal das Fraturas