É bem pessoal falando de demência alcoólica né, que é uma demência bastante comum aqui no Brasil mas que é muito pouco falada. É necessário entender que o álcool, de forma excessiva e recorrente, pode causar um dano neurológico. A gente que bebe, que refere naquele bem-estar, tudo isso é por efeito do álcool no cérebro. Ao que ele tem efeito não serve obviamente para uso recreativo, mas a grande maioria da população utiliza isso e não vai causar um dano definitivo, apenas uma modificação no comportamento.
Entretanto, às vezes, a pessoa cria uma dependência daquelas sensações agradáveis e faz o consumo de forma recorrente. Essa dependência emocional faz com que muitas vezes a pessoa faça uso crônico durante muitos anos do álcool em grandes quantidades, levando ao quadro avançado de demência.
É possível com a redução do consumo parar a progressão desta doença, embora alguns processos fiquem com sequelas. A grande dificuldade é a identificação, uma vez que muitas vezes a pessoa que tem dependência do álcool nega isso, e muitas vezes não procura atendimento, a própria família também.
E essas doenças têm tratamento, é possível fazer um tratamento para evitar que você crie dependência, para que você reduza o seu consumo do álcool e para que você não tenha efeito duradouro no cérebro. É possível reverter a doença, mas se isso não acontece por essa negação, por essa dificuldade, o paciente pode ter casos de dependência química, e aí chega o momento em que ele vai ter uma demência relacionada por esse consumo de álcool. É uma doença grave que é de difícil controle, todos os quadros demenciais que vão desde linguagem à resolução de problemas e de comunicação de fala. Todo mundo conhece alguém, ouviu alguém ou tem alguém que já passou por essa fase, e a pessoa vai deteriorando por causa do consumo do álcool. A doença é prevenível se o consumo é tratável, e o médico precisa ajudar, com o psiquiatra entrando com medicação muitas vezes para melhorar esse controle, e também com psicólogo junto. Espero ter ajudado, é muito relevante e muito comum que nós passemos por isso.
Fonte: O QUE É A DEMÊNCIA ALCOÓLICA? Por que acontece ? por Julio Pereira – Neurocirurgião