Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre Vertigem, Tontura e Labirintite com o Neurologista Saulo Nader.

Pessoal, tudo bem? Nesse vídeo, hoje, eu vou falar pra vocês um pouco sobre vertigem e o que que é vertigem.

Então, é comum as pessoas terem dúvidas do que é tontura, o que é vertigem, o que ela verti, tite, é tudo a mesma coisa. Tontura igual vertigem é diferente, enfim, acaba que muita gente se refere à tontura como vertigem, a vertigem como tontura e, enfim, qualquer diferença de um, do outro.

Talvez se você pegar um dicionário de língua portuguesa, lá no dicionário, tontura vai estar como sinônimo de vertigem. Então, um significa o outro. Realmente, para a língua portuguesa, as duas coisas são parecidas. Para a medicina, é diferente.

Como eu entendo, a tontura seria uma entidade maior e a vertigem é um tipo possível de tontura. Ou seja, tontura, eu tenho vários tipos. Vertigem é um tipo de tontura. Toda vertigem é tontura, mas nem toda a tontura é vertigem.

Quando a gente está usando a palavra vertigem, isso significa para a gente uma sensação anormal de movimento. A pessoa tem que sentir como se ela estivesse em movimento, quando na verdade ela não está, não está parada. Está sentindo como se tivesse se movendo ou o ambiente ou ela está fazendo um movimento, mas percebe uma sensação anormal daquele movimento.

Então, estou virando a cabeça para cá, mas a sensação minha é tocando uma cambalhota, que as coisas estão girando. Enfim, normalmente, a sensação de vertigem é percebida como uma sensação rotatória. Então, a gente compara sempre. Fica fácil de entender como se tivesse em um parque, em um carrossel ou uma sensação oscilatória de balançar. Como se eu estivesse navegando em um navio, em um barquinho lá no meio do mar.

Essas são as sensações mais comuns, mais típicas que as pessoas trazem pra gente pra contar sobre a vertigem ou que as coisas giram. O teto está girando, o mundo está girando, eu tô me sentindo como se estivesse girando ou balançando. Parece que o mundo está balançando, parece que meu corpo está balançando. Essas são as situações clássicas, mas enfim, qualquer sensação anormal de movimento que a pessoa tenha, eu vou chamar de vertigem.

A tontura é um tempo mais amplo. Então, tontura pode significar qualquer coisa, um mal-estar na cabeça, por exemplo, porque está desidratado é uma tontura. Uma sensação da vista esclarecendo, porque tive uma queda de pressão, isso também é uma tontura. Estou com uma sensação de enjoo, de náusea, porque estou com uma gastrite, isso também é uma tontura.

Doenças psiquiátricas também podem provocar tontura.

Sintetizando a ideia, tontura é um grupo maior, onde eu tenho vários tipos diferentes de tontura, e vertigem é uma sensação específica de tontura, um tipo de tontura no qual as coisas viram, ou o balanço.

Por que é importante para o médico saber se a tontura que a pessoa está contando é uma vertigem ou outro tipo de tontura? Porque, usualmente, a vertigem leva a gente a acreditar que existe um problema, seja no labirinto ou no fio que liga o labirinto ao cérebro, no vestibular ou na área do cérebro que recebe essas informações que controla o labirinto que a gente estuda muito.

Então, quando eu tô falando de vertigem, eu tenho que procurar doenças aí e vertigem igual labyrinthit, neuralgia vestibular, vertigem central são exemplos aí de doenças que causam vertigem. Na medicina, a gente tem um grupo extenso de doenças que provocam vertigem, inclusive essa é minha especialidade, na neuro, dos distúrbios vestibulares e do equilíbrio.

Fonte: Qual a diferença entre Vertigem, Tontura e Labirintite? Neurologista Saulo Nader explica por Neurologia e Psiquiatria