Pular para o conteúdo

Saiba sobre Aneurisma Cerebral com Neurologista Saulo Nader.

Pessoal, tudo bem? Hoje eu queria comentar com vocês sobre aneurismas cerebrais, que é um tema que está em alta e que desperta muita curiosidade. Mas o que é o tal do aneurisma? É quando ocorrem melhorias na parede dos vasos cerebrais e a pessoa pode morrer de aneurisma. Mas o que significa isso?

Bem, para ficar claro, fiz um desenho bem rudimentar, mas de fácil entendimento. Vamos imaginar que os vasos do meu cérebro são como vasos normais que estão preenchidos com sangue correndo de forma harmônica. Agora, se eu tiver o que seria um aneurisma cerebral, na parede do meu vaso eu tenho um defeito e é formado o aneurisma, que é como se fosse um patinho saindo do meu vaso.

O grande problema é que o sangue não consegue passar em harmonia pelo vaso, porque quando o sangue entra no aneurisma, ele fica parado, como se estivesse atritando com as paredes daquele vaso. E essa parede mal formada e defeituosa é frágil e tênue, não conseguindo suportar muito sangue assim como a parede de um vaso normal.

Mas por que cargas d’água isso acontece comigo? O aneurisma pode ser adquirido, o que significa que a pessoa não nasceu com ele e de repente teve uma falha na parede do vaso e ele se formou. Ou pode ser congênita, ou seja, algumas pessoas nasceram com o aneurisma, um defeito na formação dos vasos do cérebro ainda quando estavam dentro da barriga da mãe.

E qual é o grande desafio? Quando o aneurisma está fora dessas paredes, é mais frágil e tênue. E se ele estourar, acaba encharcando o nosso cérebro de sangue, o que é uma coisa que a medicina chama de hemorragia subaracnoide, que é um quadro extremamente grave, talvez o mais grave que tem. Dependendo da quantidade de sangue que fica com esse vaso, é um caso que requer internação imediata.

Quando identificado, é preciso encaminhar para um colega neurocirurgião ou abrir a cabeça da pessoa para clipar ou fechar salomonianamente para parar de sangrar. Ou pode ser feito um procedimento no qual se consegue entrar dentro dos vasos para tampar o aneurisma por dentro do vaso sem precisar que a cabeça da pessoa seja aberta. Mas mesmo fazendo isso em tempo hábil, o problema é que a quantidade de sangue que já está no cérebro coloca a vida das pessoas em risco. Aquele monte de sangue invadindo o cérebro pode levar a pessoa a óbito.

Então, tem várias medicações que tentam contornar os efeitos do sangramento no cérebro, mas dependendo da quantidade que foi o local e da evolução, infelizmente de pessoa para pessoa, algumas pessoas não suportam. É um tipo de complicação, tipo de problema cuja mortalidade, a chance de a pessoa morrer, é muito grande. E aquelas que sobrevivem também podem ficar com algumas sequelas.

E qual é o sinal de alerta para melhorias mãe dele estourar? Muitas pessoas sentem dor de cabeça, uma dor de cabeça diferente, uma dor muito intensa que não melhora com remédio simples, que vem sempre piorando. E isso pode ser um indício de aneurisma. E, obviamente, algumas pessoas que têm vários casos na família de aneurisma, existem subtipos de aneurismas que têm uma relação genética muito estreita. Então, são aquelas pessoas que têm vários parentes que já morreram com aneurisma que já descobriram o ter. Isso vale a pena também ficar esperto na sua família. Tem muitos casos.

Essa é uma condição muito preocupante e, por isso, é importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda médica imediata. Cuide da sua saúde!

Fonte: Aneurisma Cerebral. Entenda o que acontece com o Neurologista Saulo Nader por Neurologia e Psiquiatria