Por que acordamos com a língua branca?
Eu adoro quando vocês me mandam perguntas ou sugestões de vídeo. Então, qualquer dúvida que você tenha, qualquer pergunta, pode deixar aqui embaixo que eu vou responder com maior prazer assim que possível.
Bom, a pergunta que eu vou responder hoje é: por que muitas vezes acordamos com a língua branca?
Tudo começa lá no intestino. Nosso intestino é colonizado por milhões (aliás, bilhões) de microorganismos, entre bactérias, vírus e fungos. Dentre esses fungos está a cândida, que vive ali no nosso intestino normalmente.
O problema é que, se estamos muito estressados (física ou emocionalmente), se tomamos antibióticos, anti-inflamatórios, anti-depressivos (no caso das mulheres, anticoncepcionais), dentre outros medicamentos, essa microbiota, essa flora intestinal pode ser alterada. Com isso, grande parte dos microorganismos que são bons para nossa saúde, os microrganismos probióticos, acabam morrendo e alguns microorganismos patogênicos aumentam em quantidade. A cândida é um dos microorganismos que pode aumentar.
E a cândida vai subindo pelo nosso trato digestório, colonizando ele inteiro, da boca até o ânus. E quando existe muita cândida na nossa boca, a língua fica mais branca.
Então, uma das estratégias é perceber: será que você está estressado demais? Será que existe alguma coisa que você pode fazer para reduzir esse estresse, como dormir mais cedo, melhorar a qualidade das suas relações ou então praticar atividade física?
Além disso, você está se alimentando? As nossas bactérias boas, as bactérias probióticas, precisam de fibras para ter energia. Então, a sua dieta deve conter fibras na forma de frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas e castanhas. Se o seu consumo de fibras for muito baixo, acaba que há uma alteração da sua microbiota, da sua flora intestinal, e com isso a cândida pode acabar crescendo, aumentando em quantidade.
Evite também o consumo excessivo de álcool, pois ele também altera a qualidade da microbiota, assim como o consumo excessivo de laticínios. Evite tomar muito leite, comer muito queijo, iogurte, porque esses alimentos também vão acabar alterando as suas bactérias boas (a microbiota).
E se você tomou recentemente algum desses medicamentos que eu falei anteriormente, como o antibiótico, ou se você está tomando anticoncepcionais, converse com o seu nutricionista sobre a suplementação de probióticos, nessas bactérias boas, que vão regular novamente o seu intestino. Com isso, a cândida vai diminuir.
A higiene oral também é muito importante. No vídeo, indico que toda dia de manhã, você faça a higiene dos seus dentes, mas também da sua língua. Seja com a sua escova de dente, seja com um equipamento próprio para a raspagem da língua, para essa limpeza da língua.
E se nada disso resolver, procure o seu médico, porque você pode estar com algum outro problema de saúde que possa estar aumentando a sua quantidade de cândida no organismo, ou fazendo com que a sua microbiota não consiga se recuperar no devido tempo.
Lembrando que essas recomendações todas do meu canal não substituem o cuidado individualizado. Então, se precisar de ajuda de qualquer profissional, procure. Se você ainda não assinou o meu canal, assine. E se essa informação for importante para alguém que você conhece, compartilhe.
E por último, de novo, se você tiver alguma dúvida, comentário, alguma sugestão, deixe aqui embaixo desse vídeo, porque eu respondo assim que for possível.
Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: Por que ficamos com a língua branca? por Andreia Torres