Pular para o conteúdo

Entenda a relação entre bilirrubinas e baço no corpo humano.


Olá, tudo bem? Hoje vamos falar um pouquinho sobre alterações da bilirrubina e alterações no tamanho do baço. São duas coisas que apareceram aqui nas sugestões de vocês e que eu vou entrar na semana que vem mais leve. Na segunda-feira, a gente vem com vídeos sobre doença de Von Willebrand. Se você ainda não me acompanha nas redes sociais, é só seguir aqui @fernandademaso.
Então, um pouco sobre bilirrubina. Bilirrubina é uma substância que surge da destruição das hemácias. Quando a massa é quebrada, ela libera essa substância que é a bilirrubina indireta. O aumento da bilirrubina indireta é percebido em doenças hemolíticas, nas anemias hereditárias. A bilirrubina direta é a conjugação da bilirrubina com o ácido glicurônico e acontece no fígado. Quando acontece alguma lesão no fígado ou na via de saída da bilirrubina, ela vai aumentar.
Altos níveis de bilirrubina direta são um marcador de lesão hepática. Quando ela vem com aumento da bilirrubina total, pode ser um sinal de alerta. Porém, às vezes, pequenas alterações muito discretas de aumento de uma ou outra, a gente não se preocupa. É importante entender que ela só dá abertura ao risco quando está de 1,5 a 2 vezes mais do que o valor de referência.
Com relação ao tamanho do baço, ele vai aumentar todas as vezes que a gente tem alguma doença com a hemoglobina, porque ela vai acabar sendo destruída lá no baço. A menos na anemia falciforme, que a gente já conversou diversas vezes. Além disso, algumas doenças oncológicas, como linfoma, leucemia mieloide crônica e mielofibrose, também podem fazer o baço aumentar.
A primeira coisa que temos que ver é toda a história clínica e tentar entender se tem alguma coisa por trás que pode estar aumentando o tamanho do baço. É importante lembrar que às vezes o baço está mesmo super aumentado, é uma alteração discreta. O que a gente faz é monitorar para ver se isso vai crescer ou não.
Fonte: Um pouco sobre Bilirrubinas e Baço por Fernanda Hematologia