Pular para o conteúdo

Dengue ou Covid-19: Como distinguir seus sintomas?

Dengue – Prevenção e Sintomas

Todos os médicos e as autoridades de saúde pública estão cansadas de falar da dengue. Todo mundo sabe no Brasil que não pode deixar água no pratinho embaixo do vaso, que não pode deixar pneu no quintal, garrafa PET aberta, que não pode jogar entulho pela cidade inteira, nos terrenos baldios, nas calçadas, porque junta a água e o mosquito que é o aedes aegypti, um mosquito rajadinho que se multiplica em água parada. Eu acho que foi tão falado e é falado há tantos anos que não tem um brasileiro que não sabe, e no entanto nós continuamos a ter um número grande de casos todos os anos. Agora nós já temos nesta altura do campeonato, nichozinho de Setembro, mas de um milhão e 300 mil casos no Brasil, muito mais do que no ano passado.

A dengue é uma doença que é relativamente benigna na maioria das vezes, mas pode provocar a morte. E o que acontece com a doença agora com a Covid? Muita gente diz: como é que eu sei se eu tô com dengue ou com Covid? Não é difícil saber, porque a dengue começa com febrão que vem do nada. Você tá normal, tá sentindo nada, não tem dor muscular, não tem nada, e aí vem essa febre que pode chegar até 39, 40 graus, é uma febre muito alta, e depois vem os sintomas.

Sintomas

  • Dor no corpo é o principal deles, uma dor forte no corpo que pega musculatura, especialmente essa musculatura atrás das costas.
  • O que faz o vírus da dengue? Primeiro, são quatro vírus. Então, você tem a dengue do tipo 1, você ainda pode ter mais três episódios de dengue. Para ficar imune a dengue, você tem que ter tido os quatro tipos.
  • Outros sintomas incluem cansaço, uma fraqueza geral e a falta de disposição para fazer as coisas.

Complicações

Além da dor forte muscular, as principais complicações da dengue incluem:

  • Uma inflamação nos vasos sanguíneos, tornando-os mais permeáveis e facilitando a passagem de água do sangue para o lado de fora.
  • Uma pessoa desidratada começa a ter dificuldade de ficar em pé e se movimentar.
  • A dengue é uma doença bifásica, ou seja, você tem aqueles sintomas iniciais. E aí você tem duas possibilidades de evolução. Você tem os doentes que começam a melhorar depois de uns três, quatro dias, depois de uma semana. Também acontece que alguns, depois dessa melhora, têm uma piora fundamental.

Prevenção e Tratamento

O que que nós temos que fazer? Bom, primeiro, com sintomas, você vai a uma unidade de saúde lá, eles vão te dizer que você precisa se hidratar, e isso é fundamental. A hidratação é que impede da dengue evoluir para formas mais graves. Se o serviço de saúde funciona bem e se as pessoas obedecerem a orientação recebida nas unidades básicas, ninguém morre de dengue. Mas é uma pena que a gente esteja com essa doença aí dessa forma, enorme número de casos, porque não toma as medidas de prevenção que são tão simples. É só não deixar a água parada.

Fonte
Dengue e covid-19: como diferenciar os sintomas por Drauzio Varella