Nutrição para pacientes renais crônicos – Fósforo
Olá! Completando o nosso tema de nutrição para pacientes renais crônicos, hoje vamos estar falando sobre fósforo. Esse é um elemento que, assim como o potássio, se acumula no sangue dos indivíduos com insuficiência renal crônica. A diferença é que ele é pouco eliminado, ou seja, os níveis não vão diminuir consideravelmente após a diálise.
O fósforo e o cálcio atuam em conjunto para manter os ossos, dentes, vasos sanguíneos e coração saudáveis. Quando há um desequilíbrio, a formação de depósitos sólidos no coração, vasos sanguíneos, pulmões e outros tecidos pode levar ao enfraquecimento dos ossos, causar fraturas, provocar coceiras e causar um endurecimento dos pulmões, vasos sanguíneos e outros tecidos moles.
Então, sendo assim, é necessário o controle pela alimentação e pelos medicamentos chamados quelantes de fósforo.
Alimentos ricos em proteína
Alimentos ricos em proteína são muito importantes para pacientes que fazem diálise, mas também são muito ricos em fósforo, como é o caso da carne de gado, carne de frango, carne de porco, peixe e ovos, leite e derivados de leite. Como as proteínas são muito importantes, não podemos simplesmente retirar esses alimentos. Podemos sim definir o mínimo de porções. O indivíduo que faz diálise precisa de pelo menos três porções de alimentos protéicos por dia, por exemplo: uma porção de leite ou derivados pela manhã, uma carne na refeição do almoço e mais um alimento protéico à noite.
Existem sim alguns alimentos que são ricos em fósforo, mas são dispensáveis, como é o caso de alguns enlatados, vísceras, embutidos (os embutidos são ricos em conservantes e o fósforo é totalmente absorvido), assim como algumas oleaginosas (castanhas, nozes) e refrigerantes à base de cola.
Não podemos esquecer de outro grupo de alimentos que também são ricos em potássio, como é o caso do feijão, ervilha, lentilha, soja. Como eles também têm potássio e fósforo, eles podem ser restritos às duas, três vezes na semana, lembrando de tirar o caldo.
Medicamentos quelantes de fósforo
A outra forma de controlar o fósforo é através dos medicamentos chamados quelantes de fósforo. Eles ajudam a remover o fósforo antes mesmo que ele seja absorvido. É necessário que ele seja ingerido durante ou logo após as refeições, principalmente as refeições que tenham alimentos ricos em fósforo como leite, queijos e derivados, carnes e feijões e ovos.
Algumas dicas importantes em relação ao uso do quelante de fósforo:
- Ele deve ser ingerido junto logo após a refeição que tenha fósforo;
- Se você fizer um lanche que não tem carne, não tem leite ou derivados ou nenhum componente rico em fósforo, não há necessidade de vitória hollande;
- Ver com um médico ou nutricionista o quanto que você come desse alimento para que a quantidade do quelante seja de acordo e respeitar a prescrição médica.
Por hoje é só! Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo nosso site ou e-mail e aguardar os próximos vídeos onde iremos abordar outros temas relacionados à doença renal e nutrição. E não se esqueça: o sucesso do tratamento também depende de você.
Fonte
Dieta para pacientes com DRC (Doença Renal Crônica) – Fósforo por Grupo Instituto do Rim do Paraná