Pular para o conteúdo

Entenda a reprodução do Schistosoma mansoni na Biologia.

Reprodução do Schistosoma mansoni

O Schistossoma mansoni é um platelminto da classe Treina, que causa a esquistossomose, também conhecida como barriga d’água, muito comum no Brasil. Nessa aula, vamos focar na reprodução desses vermes.

O homem é considerado hospedeiro definitivo do ciclo de vida dessa doença, indicando que os Schistosoma estão na fase adulta e se reproduzem de forma sexuada, localizados nas veias do fígado do homem. O Schistosoma macho apresenta o canal ginecofórico, onde está alojada a fêmea, e ambos possuem ventosas que facilitam a fixação na parede dos vasos do fígado.

  • O macho libera os espermatozoides no canal ginecofórico
  • Os espermatozoides penetram no corpo da fêmea e promovem o processo de fecundação

Essa é a reprodução sexuada, importante para o aumento da variabilidade genética. A partir da fecundação, será formado um zigoto, envolvido por um ovo que apresenta um espinho. Esse espinho perfura os vasos sanguíneos do fígado e do intestino, fazendo com que o ovo caia dentro da cavidade intestinal.

O ovo, agora no intestino, percorre todo o sistema digestório e é eliminado junto com as fezes. Os ovos que vêm junto com as fezes podem cair em ambientes aquáticos, como córregos ou lagoas, e, quando o ovo cai nesse ambiente, ocorre a eclosão, formando larvas chamadas de miracídio.

A continuidade desse ciclo depende de um hospedeiro intermediário, um caramujo do gênero Biomphalaria. Esse caramujo é um hospedeiro intermediário, indicando que há fases larvares dentro dele. Além disso, acontece reprodução assexuada.

  • Os miracídios penetram no caramujo e passam por um ciclo de reproduções assexuadas, formando várias cercárias
  • As cercárias são liberadas no meio ambiente e começam a nadar ativamente
  • As cercárias podem penetrar na pele de um hospedeiro definitivo, causando coceira

As cercárias entram na corrente sanguínea e percorrem o organismo do hospedeiro até chegarem no fígado, nas veias do fígado principalmente, onde se fixam e se desenvolvem em indivíduos adultos. Neste ciclo, existem duas formas de reprodução: a reprodução sexuada, que acontece no hospedeiro definitivo, e a reprodução assexuada, que acontece no hospedeiro intermediário. Além disso, esse ciclo de desenvolvimento é do tipo indireto, porque existem larvas.

Conclusão

Espero que tenham gostado dessa aula sobre a reprodução do Schistosoma mansoni. Na próxima aula, vamos falar sobre a classe Estuda. Não perca!

Fonte
Reprodução do Schistosoma mansoni – Zoologia – Biologia por Kuadro Oficial