Pular para o conteúdo

Aprenda sobre Rubéola e Herpes Labial – Parasitologia e Biologia

Doenças virais associadas à pele

Na aula passada, começamos a falar sobre doenças virais associadas à pele. Falamos sobre catapora, sarampo e varíola e hoje vamos falar sobre mais outras duas.

Rubéola

A rubéola é transmitida pelas vias respiratórias. Pessoas contaminadas eliminam o vírus da rubéola junto com o título de saliva. Os sintomas da doença são muito leves e muitas vezes podem até passar despercebidos. Muitas pessoas podem apresentar febre e pequenas manchas na pele. O grande problema da rubéola é a infecção em mulheres grávidas durante a gravidez. O vírus da rubéola pode causar sérios problemas de desenvolvimento profeta, como surdez, problemas cardíacos, catarata, retardo mental e até mesmo a morte do feto. Por isso, é muito importante que mulheres antes de engravidar vacinem contra a rubéola. Durante a gravidez, a vacinação deve ser evitada porque ela também pode causar prejuízos pro feto. Além disso, é muito importante também evitar contato com pessoas contaminadas.

Herpes simples

A herpes simples é transmitida através do contato direto com uma pessoa contaminada, como por exemplo através de um beijo. Também podemos adquirir o vírus a partir do contato com objetos contaminados, como por exemplo copos e talheres. Os vírus permanecem latentes durante vários anos, então várias pessoas apresentam vídeos da herpes, mas não necessariamente apresentam os sintomas. Porém, durante algumas situações, como por exemplo exposição excessiva à luz do sol e estresse, alterações hormonais durante o ciclo menstrual, esse vírus que estava latente pode ficar ativo e aí ele começa infectar as células da pele e causar aquelas lesões típicas da herpes que normalmente ficam em volta da boca. Como profilaxia dessa doença, podemos evitar o contato com pessoas contaminadas e é muito importante também separar os copos e talheres que são usados pela pessoa contaminada para evitar que todos os familiares que moram na casa fiquem também contaminados.

  • Evitar contato com pessoas contaminadas
  • Separar os copos e talheres usados pela pessoa contaminada

Terminamos por aqui com as doenças virais associadas à pele e na próxima aula vamos falar sobre doenças virais associadas ao sistema nervoso. Não percam até lá.

Fonte
Rubéola e herpes simples labial – Parasitologia – Biologia por Kuadro Oficial