Mitos sobre a Vacina contra Rubéola e a Microcefalia
Muitos boatos circularam, especialmente nas redes sociais, associando o aumento nos casos de microcefalia não à zica vírus, mas sim à vacina contra rubéola. Será que é verdade? É uma especulação muito grande e tem várias razões para isso.
- Primeiro, não se faz vacina contra rubéola em gestantes. Não há nenhum protocolo do Ministério da Saúde que faça vacina contra rubéola em gestante no Brasil.
- A vacina é feita fora do período gestacional. Então, imaginar que alguém no Brasil tenha recebido a vacina contra rubéola na gravidez é uma probabilidade baixa demais, porque significaria um equívoco importante do serviço que administrou a vacina. É improvável que isso tenha acontecido, porque não faz parte das rotinas no país, nem nos protocolos do Ministério da Saúde.
- A vacina contra rubéola em várias oportunidades já foi aplicada acidentalmente em gestantes, especialmente em épocas de grandes campanhas vacinais em que se vacina a população em massa. Algumas gestantes aconteceram de serem vacinadas nesse período e o acompanhamento foi feito em cima dessas gestantes para ver a consequência disso. Não mostrou nenhum efeito deletério da vacina.
- Não temos certeza se a vacina contra rubéola é perigosa em gestante, mas já temos alguns estudos observacionais mostrando que a vacina contra rubéola pode não trazer problemas na gestação. Então, imaginar que a vacina contra rubéola está trazendo microcefalia é realmente uma especulação.
- A doença rubéola, ou seja, quando uma grávida contrai a rubéola, pode acontecer vários problemas com o feto. Um deles é a microcefalia. Algumas crianças, por exemplo, com a mãe que teve rubéola nos primeiros três meses de gravidez, podem ter um abortamento e nem saber que foi rubéola que fez isso. Às vezes, a criança sobrevive com alguns problemas. O problema mais comum que encontramos em uma mulher que teve rubéola na gravidez é a criança nascer surda. O efeito do vírus da rubéola no feto.
- Talvez isso tenha alguma confusão das pessoas, mas relacionar a vacina contra rubéola com esse surto de microcefalia não há fundamentação científica nenhuma para fazer essa relação.
Para mais informações, procure o serviço de saúde da sua cidade, visite o site do Ministério da Saúde ou ligue para o Disque Saúde. Colabore no combate ao mosquito Aedes aegypti eliminando seus possíveis criadouros.
Fonte
Microcefalia foi causada por vacinas contra rubéola? Será que é verdade? #3 por LAbI UFSCar