Pular para o conteúdo

Curso de Bacteriologia: Conheça o Streptococcus agalactiae com Medicina Passo a Passo.

Bactéria Streptococcus agalactiae

A bactéria Streptococcus agalactiae é um tipo de coco gram-positivo que se organiza em pequenas correntes. Ela possui uma espessa camada de ter sido brincando e é denominada destra hemolítica pois possui uma proteína denominada beta hemolisina que liga as hemácias para aproveitar da hemoglobina que tem dentro dessas massas que contém esperam e aminoácidos que é essencial para elas.

Se cultivar essas bactérias em uma placa denominada agar sangue que contém sangue de animal, você irá notar que nas zonas desta placa onde tiver as bactérias irá acontecer um clareamento e essas irão se tornar mais transparentes. Essas bactérias vivem como comensais no intestino e no canal vaginal de vinte por cento das pessoas.

No caso de uma gravidez, pode ocorrer que no momento do parto, dê-se passagem do bebê no canal vaginal da mãe e esse seja contaminado com as bactérias presentes no canal vaginal. A contaminação ocorre principalmente em bebês que estão prematuros. Essas bactérias podem ser a própria causa do nascimento prematuro, quando elas migram da vagina através do serve para o útero. Isso pode causar tanto a morte do bebê intrauterina como o nascimento prematuro.

Se existe uma chance de sessenta por cento das mulheres que possuem essa bactéria no canal vaginal de contaminar o bebê, contaminar não causa nascimentos prematuros ou volta inteira. A chance de isso acontecer é bem menor do que uma fim descontaminação e vai. Porém, ainda tem um número bem elevado estatisticamente e elas são a principal causa de infecções neonatais bacterianas do mundo.

Sintomas e tratamento

Nas mulheres grávidas, essa bactéria também pode ser a causa de infecções das vias urinárias, como uretrite, artrite que a infecção das uretra e cistite que é a infecção das bexigas urinárias. Após o parto, entre as bactérias que podem causar uma em do metrite. Caso a mulher grávida apresente febre mais de 38 graus, comprimento precoce da membrana minhoca, identificação direta através de tampões vaginais ou retais, é realizado uma terapia profilática com altas doses de penicilina.

A meningite possui uma chance de trinta por cento de causar danos neurológicos permanentes nos sobreviventes. É realizado o tratamento profilático com altas doses de penicilina.

Resumo

  • O Streptococcus agalactiae é um coco gram-positivo que não forma espora e vive como comensal no intestino e no canal vaginal de vinte por cento das pessoas
  • As mulheres grávidas podem contaminar o bebê e causar desde morte até nascimento prematuro, pepsi pulmonar e meningite
  • Essa prevalência nos bebês deve-se à cápsula de ácido siálico que geralmente requer a ativação do complemento para ser destruída. O sistema do complemento ainda é muito imaturo nos recém-nascidos.
  • As mulheres grávidas podem vir a apresentar infecções urinárias e carlos arthur ações apresentam risco elevado de que essas bactérias possam vir a causar algum mal ao bebê
  • É realizado o tratamento profilático com altas doses de penicilina

Fonte
Streptococcus agalactiae | Curso de bacteriologia | Medicina passo a passo por Medicina passo a passo