Pular para o conteúdo

Poliomielite: conheça a doença e as vacinas disponíveis.

A Poliomielite e suas Vacinas

Olá, sejam muito bem-vindos ao Minutos Vacinas, o canal que veio para descomplicar o mundo da vacinação! Eu sou a Gabi e vamos ao vídeo de hoje. E você já tomou a famosa vacina da Gotinha? Sabe para o que ela serve? No vídeo de hoje vamos falar sobre a poliomielite e suas vacinas.

O que é Poliomielite?

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado poliovírus. Existem três tipos de poliovírus e todos causam a doença. A poliomielite acomete os humanos há muito tempo. Existem cinturas egípcios que datam de 1.400 de Cristo que mostram pessoas que provavelmente tinham pólio, pois eram representadas com problemas de locomoção e alterações nos membros.

Como a Poliomielite é transmitida?

A poliomielite é transmitida através de partículas contaminadas pela via oral, como gotículas que experimentos ao falar, tossir ou espirrar. O vírus entra pela nossa boca e se multiplica nas tonsilas, nos linfonodos do pescoço e no intestino. As pessoas infectadas eliminam o vírus pelas fezes e, por isso, a transmissão muitas vezes se dá pela via orofecal. Um dos grandes problemas desse vírus é que ele é altamente contagioso e pode sobreviver por até meses no esgoto. Isso é um problemão quando pensamos em áreas que não possuem saneamento básico adequado, pois nesses lugares a doença pode se espalhar muito fácil e rapidamente.

Quais os sintomas da Poliomielite?

A grande maioria das pessoas infectadas, cerca de noventa e cinco porcento, não apresentam nenhum sintoma ou então apresentam sintomas leves que se assemelham com a gripe e infecções gastrointestinais. O grande problema da polio está em um por cento dos infectados, os casos graves, em que o vírus consegue viajar pela corrente sanguínea e chegar no nosso sistema nervoso, onde causa grandes danos às nossas células da medula espinhal e leva à paralisia. Em casos extremos da doença, existem pacientes que morrem por causa da paralisia do sistema respiratório, o que faz com que ele não consiga respirar.

Como se prevenir da Poliomielite?

Não temos tratamentos eficientes contra a pólio, mas a boa notícia é que temos como nos prevenir. Existem duas vacinas disponíveis, ambas com os nomes dos cientistas que as desenvolveram. Vamos conhecê-las:

  • Vacina Sabin: a famosa vacina da Gotinha. Essa vacina é produzida a partir de um vírus atenuado. Raramente pode ocorrer do vírus da vacina sofrer uma mutação e causar a doença. Por isso, essa vacina não é mais indicada para pessoas que possuem problemas no sistema imune. Porém, a Sabin é muito barata, fácil de administrar e promove uma ótima imunidade no intestino, o que é muito importante para garantir a proteção contra infecções selvagens em regiões onde a incidência da doença é muito alta.
  • Vacina Salk: essa vacina é administrada na forma de injeção e é produzida a partir do vírus inativado ou morto. Essa vacina apresenta raros efeitos adversos e é indicada para pessoas que possuem algum comprometimento do sistema imune e não podem tomar a vacina atenuada.

Qual a vacina indicada atualmente no Brasil?

No Brasil, o programa de imunização contra a pólio está organizado da seguinte maneira: nós tomamos várias doses da vacina para garantir a proteção máxima. Nas três primeiras doses, recebemos as Sabin aos 2, 4 e 6 meses de idade. Nas últimas duas doses, recebemos as Sabin aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Graças a estas vacinas, nós conseguimos diminuir muitos casos de pólio ao redor do Globo.

Fonte
Conhecendo a Poliomielite e suas vacinas por Minuto Vacina