A importância da vacinação para prevenir a poliomielite
Hoje, quem vê uma criança correndo e brincando livremente, nem imagina que há algumas décadas, essa espontaneidade pudesse ser tão ameaçada pela poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Essa doença infecciosa aguda, altamente transmissível, é causada pelo poliovírus, um tipo de vírus que vive no intestino das pessoas. A pólio foi responsável por epidemias em diversos países, incluindo o Brasil, e era uma das doenças infantis mais temidas no século 20. Mas ela também acometia adultos, como Franklin Roosevelt, que foi presidente dos Estados Unidos e contraiu pólio aos 39 anos. As epidemias causaram deficiências físicas em milhares de pessoas, principalmente em crianças.
Conheça as histórias de Mauro e Eliana
Eu tive pólio com 14 meses. A mãe descobriu, fiquei doente e tive febre e minha mãe ligou para o médico, que mandou imediatamente para o Hospital Roberto. Cheguei coberto por um cobertor. E você, Eliana?
Eu fui num jogo, novamente. A poliomielite é transmitida por contato direto entre pessoas, por via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados por fezes de doentes ou portadores do vírus. Seus sinais e sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças: febre, dor de garganta, garganta inflamada, dor de cabeça, fadiga, rigidez muscular, fraqueza muscular e sensibilidade. A maior consequência da poliomielite é a paralisia motora, mas a doença pode deixar outras sequelas.
Então fiquei 30 dias internado e depois os cuidados foram caseiros até 23 anos. Fui fazer fisioterapia depois, foi só o tratamento físico. Muito disso é na esfera pública também, porque o governo falha em tudo. Porque o problema é uma série de cirurgias que tem que ser feitas, não podia fazer a bola. A poliomielite é uma doença que prejudica a infância e depois a parte de infância foi sempre com tratamento e reabilitação. Brincava, parava e sempre com os cuidados especiais. Com força e amor da minha mãe, tinha cuidado por tonelada.
Graças à vacinação rotineira de crianças e as campanhas realizadas todos os anos pelo Ministério da Saúde, a poliomielite foi erradicada no Brasil. Ações semelhantes conseguiram o mesmo feito em quase todo o mundo, mas o vírus da pólio ainda persiste em alguns países da Ásia. E mesmo entre nós, pode voltar a ser uma ameaça se não tivermos nossas crianças imunizadas. Por isso, é tão importante não negligenciar a vacinação.
Rogo aconteceu com a gente, não precisa acontecer com seus filhos. Vacinas!
Para saber mais sobre como se prevenir dessa e de outras doenças, acesse o site familia.org.br. Conheça todos os apoiadores dessa iniciativa em nosso site.
- A vacinação é importante para prevenir a poliomielite;
- A pólio foi responsável por epidemias em diversos países, incluindo o Brasil;
- A doença pode deixar sequelas como paralisia motora;
- A vacinação rotineira de crianças erradicou a doença no Brasil;
- O vírus da pólio ainda persiste em alguns países da Ásia.
Fonte
POLIOMIELITE por SBIm Nacional